sábado, 8 de julho de 2023

FPM cai quase 35% em um ano e deixa prefeitos em alerta

 

A segunda-feira vai começar com uma péssima notícia para os prefeitos de todo país. O primeiro decênio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de julho será 32,36% menor que o repasse registrado no mesmo mês do ano passado. Isso quer dizer que os gestores terão quase um terço a menos de dinheiro para fazer a máquina rodar em favor dos que mais precisam.

Os dados são da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Ao todo, os 5.568 municípios brasileiros receberão R$ 3,7 bilhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 4,6 bi.

O resultado serão prefeitos enlouquecidos para pagar a folha e sem dinheiro algum para investir nas suas cidades; seja em obras de infraestrutura ou mesmo em melhorias na educação e saúde, entre outras coisas. Enquanto o Pacto Federativo não for revisado, o que vamos ver são prefeitos com pires na mão, cada vez mais dependentes dos governos federal e estaduais, além de emendas de deputados federais e estaduais. Perde o municipalismo, perde o povo!

O povo quer saber: quando vai melhorar o repasse do FPM aos municípios?

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário