A tática de não participar de debates eleitorais sempre foi usada por candidatos que bem posicionados nas pesquisas preferem não ir a tal evento para que não se comprometa através de alguma palavra, frase ou ato que possa prejudicar a quantidade de votos que já tem. Não é novidade. Lula já utilizou dessa "arma" o que causou uma ida sua ao segundo turno quando poderia ter liquidado a fatura já no primeiro turno no ano de 2006. Em 2002, Lula também abriu mão de participar de debates com José Serra tendo que alguns deles sido transformados em entrevista. Serra chegou na época a criar um jingle ironizando a ausência de Lula. "Debater não machuca ninguém dizia".
Em Pernambuco, nem mesmo quando Eduardo Campos tinha uma ampla vantagem faltou a debates políticos. Jarbas já faltou. A ausência deixa um ar de dúvida nos eleitores que querendo ou não se sentem influenciado.
O fato ocorreu ontem quando Marília Arraes (SD) e Anderson Ferreira (PL) comunicaram que não participariam do debate entre candidatos ao governador na Rádio Cidade, em Caruaru. A emissora cancelou o evento o que foi um erro tendo em vista que temos dez candidatos. Pode até ser que seja regras do debate, mas o correto seria deixar as cadeiras dos dois candidatos ausentes vaga e fazer com os demais. Fora isso, adversários de Anderson e Marília criticaram a postura dos dois candidatos.
“Tenho falado do meu compromisso e disposição para debater Pernambuco. Esse é ou deveria ser um dever de todo candidato. Ao fugirem do bom debate, que é tão necessário para nosso estado, Marilia e Anderson assumem seu despreparo ou arrogância" escreveu Danilo em suas redes.
O candidato Miguel Coelho também ironizou a ausência de Marília e Anderson: “Já tem candidata e candidato querendo se esconder para não falar das ideias para tirar Pernambuco do atraso, do desemprego, da fome. Não adianta se esconder, a campanha vai chegar e o povo vai saber quem está preparado para defender Pernambuco.”
Justificativa - A candidata do Solidariedade, Marília Arraes, justificou a ausência no debate da Rádio Cidade por conta de conflito de agendas. Já Anderson Ferreira disse que estará com o presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira o que prejudicou sua participação. O debate da Rádio Cidade será marcado para uma nova data.
Live - A candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, vai fazer uma live-debate no Instagram, nesta sexta (12), às 19h, no mesmo horário que seria realizado o primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Estado, na Rádio Cidade, em Caruaru. A decisão foi tomada após o cancelamento do debate, anunciado ontem, em virtude da desistência de Marília e Anderson.
Vem, Danilo - O candidato do União Brasil, Miguel Coelho, convidou o deputado federal Danilo Cabral para discutirem propostas sobre Pernambuco. “Bora, Danilo Cabral! Vamos então fazer o debate nós dois! Pernambuco precisa disso, colocar em discussão os seus problemas e soluções”, provocou Miguel.
Coletiva - Marília Arraes convocou a imprensa para uma coletiva amanhã onde irá trazer a público anúncios de importantes e fatos novos da campanha eleitoral. Nos bastidores uma possível adesão do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel do União Brasil.
Amanhã tem - O Instituto Paraná Pesquisas divulga nesta sexta-feira mais uma rodada de números para o Governo e Senado. Na próxima semana tem a divulgação de números da Ipespe e IPEC. A campanha se inicia de fato no próximo dia 16 e até lá vamos saber como cada candidato vai iniciar.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário