O processo político para 2022 ainda está afunilando, é fato. Mas o desfecho pode levar a um cenário inédito em Pernambuco, com três mulheres concorrendo ao Governo do Estado. As três candidaturas, se forem confirmadas, serão competitivas! Trata-se da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, da deputada federal, Marília Arraes, e da estadual, Clarissa Tércio. Independentemente dos grupos partidários, esse cenário seria um grande avanço na política pernambucana.
Em todas as listas de apostas, Raquel Lyra já começou a se movimentar com vistas ao ano que vem. A prefeita de Caruaru pode sair, inclusive, como um nome de consenso da oposição à Frente Popular. Uma eventual candidatura dela servirá até para abrir, no estado, um palanque competitivo para o postulante a presidente do PSDB, seja ele quem for. Ex-senador e ex-candidato a governador, o neo-tucano Armando Monteiro é um entusiasta da prefeita de Caruaru.
Marília Arraes, que já queria concorrer ao Palácio do Campo das Princesas em 2018, mas foi rifada pelo PT em prol de uma aliança com PSB, já se colocou novamente como pré-candidata. A deputada, contudo, só topa concorrer se toda a oposição se unir em torno dela. Marília anda reclamando que ficou só no segundo da disputa pela Prefeitura do Recife ano passado. Se for para ir só, prefere tentar a reeleição. Ela, por sinal, pode concorrer pelo PT ou por qualquer outro partido oposicionista.
Já Clarissa Tércio, que passou a ser cogitada como candidata a governadora pelo PTB, está nas mãos do Coronel Meira, aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro. Clarissa, nem precisa dizer, já se comporta como uma fiel bolsonarista, defendendo com veemência todas as bandeiras que o presidente e seu grupo defendem (das menos absurdas às loucuras do Bolsonarismo). A filha do Pastor Tércio pode abrir um palanque para Bolsonaro aqui, tendo o ministro do Turismo, Gilson Neto, como postulante ao Senado e o Coronel Meira saindo para deputado federal.
VISITA – A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, e o prefeito de Orobó, Biu Abreu, estiveram acompanhando a visita que os ministros Gilson Machado Neto, do Turismo, e João Roma, da Cidadania, fizeram à cidade de Caruaru, no Agreste. Os gestores estavam acompanhados do ex-prefeito de Orobó e pré-candidato a deputado estadual Cléber Chaparral; e do atual vice-prefeito, Lúcio Silva. “Momento também de reencontrar com essa prefeita que é um exemplo para Pernambuco, minha colega Raquel Lyra. Agradecemos a atenção do deputado Fernando Rodolfo, que também estava acompanhando os ministros”, disse a prefeita Juliana.
VISITA 2 – A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, recebeu sexta-feira a visita institucional do prefeito de Balneário de Piçarras, Tiago Maciel Baltt, e uma comitiva da cidade catarinense. O encontro serviu de troca de experiências entre os municípios, que possuem características semelhantes, a exemplo do litoral e a atração turística. “Muito honrada em recebê-los aqui e poder estreitar essas relações”, destacou a prefeita Célia Sales. “Viemos buscar algumas ideias que estão sendo desenvolvidas aqui e também nos colocamos à disposição para troca de experiências”, disse o prefeito Tiago Maciel.
90 ANOS – Tucanos pernambucanos repercutiram, na sexta-feira (18), o aniversário do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que completou 90 anos. Para marcar a data, o PSDB Nacional realizou live que está disponível no YouTube/psdb, com homenagens online e a exibição de depoimentos de amigos do ex-presidente, líderes políticos, artistas e intelectuais. “O presidente Fernando Henrique Cardoso teve coragem para fazer reformas e honrou a responsabilidade fiscal. Isso trouxe inegáveis avanços sociais, como os programas de transferência de renda e as ações afirmativas de promoção da igualdade. São políticas que até hoje fazem a diferença para o Brasil e os brasileiros”, afirmou o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.
LIVE SOLIDÁRIA – A Assembleia Legislativa de Pernambuco firmou parceria com o Comitê Estadual de Ação e Cidadania e o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco; e exibiu a live solidária “Imprensa no Forró in Casa” 2021. O evento teve o objetivo de reforçar a campanha “Fome Tem Pressa” e foi transmitido pelo canal 10.2 (TV Alepe). A proposta foi arrecadar alimentos não perecíveis que serão distribuídos à população de baixa renda do estado. O termo de compromisso para exibição da live pela TV Alepe foi firmado pelo presidente do Poder Legislativo, deputado estadual Eriberto Medeiros.
O povo quer saber: mais alguma candidatura feminina ao Palácio pode surgir?
Fonte : FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário