Ex-ministro da Educação, o candidato à Prefeitura do Recife pelo DEM, Mendonça Filho, tem realçado, ao longo da campanha, que o 21º lugar ocupado pela Capital pernambucana no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) não é uma boa posição, considerando a conta de 26 capitais e o Distrito Federal. O candidato do PSB, João Campos, por sua vez, quando aborda o tema, sublinha que as gestões socialistas fizeram o Estado avançar nesse setor. Mendonça e João adotam ângulos diferentes de abordagem do mesmo índice. O socialista realça que o "Recife foi, no último levantamento, a Capital que mais cresceu no Brasil".
Durante sabatina realizada pela Rádio Folha FM 96,7, na semana passada, João Campos lembrou ainda o seguinte: "Quando a gente assumiu o estado de Pernambuco (2007), a Educação estava em 21º lugar no ensino médio. Em nove anos, conseguimos chegar a melhor educação pública do Brasil, diminuindo a evasão, que era de 4% e foi para menos de 2% - é a menor diferença entre a escola pública e privada no Brasil e em Pernambuco". Ao resgatar o Ideb herdado pelo governo Eduardo Campos, de forma a enaltecer o trabalho dos socialistas, João Campos faz referência à gestão Jarbas Vasconcelos, de quem Mendonça foi vice-governador. Indagado, em sabatina na Rádio Folha, ontem, sobre a menção feita pelo adversário, Mendonça devolve: "A rigor, João Campos tem que cobrar essa posições todas de Jarbas, que, inclusive, está no seu palanque e é seu aliado. A gente pegou o Estado quebrado, sucateado, com três folhas de pagamento em atraso. Muito pouca gente se lembra. Mas até água faltava aqui na Região Metropolitana. Falava-se em trazer água de navio. O abastecimento estava colapsado, havia uma crise de segurança gigante...". O processo de recuperação de Pernambuco, observa ele, "levou um ciclo um pouco mais longo". E emenda: "Essa cobrança dele, acho que tem que ser feita ao aliado dele e não a mim, que fui governador por nove meses". De toda forma, Mendonça argumenta que os "governos do PSB colheram, na sequência, o que foi plantado na nossa gestão". Faz referência ao investimento significativo da gestão Jarbas Vasconcelos nas escolas de tempo integral.
Tempo integral
Mendonça Filho também cuida de fazer a defesa do legado da gestão Jarbas Vasconcelos na Educação. Argumenta o seguinte: "A maturação de qualquer projeto na área de Educação não acontece de um ano para o outro. E é inegável que todo projeto de Educação em tempo integral nasceu no Governo Jarbas, de quem fui vice".
Piloto > Mendonça prossegue: "Tive um protagonismo no processo de implantação do primeiro exemplo para o Brasil, que foi o Ginásio Pernambucano, com Marcos Magalhães e outros. Esse projeto, ele replicou para Pernambuco e para o Brasil. E os governos do PSB colheram na sequência o que foi plantado na nossa gestão".
Quórum > Em função da campanha, foi baixo o quórum da reunião da bancada de Pernambuco que tratou, ontem, das emendas ao Orçamento da União. Estavam: Danilo Cabral, Wolney Queiroz, Augusto Coutinho, André de Paula e Humberto Costa. Na semana passada, Paulo Câmara fez reunião com Wolney e com Augusto. Barragem de Gatos, revitalização da BR-232, anel viário da Rodovia PE-33 e aeroporto de Noronha estão no radar.
Presente > Tadeu Alencar esteve, ontem, no lançamento do plano de governo de Cristiane Moneta, em Abreu e Lima. Apesar da determinação do PSB-PE de não haver candidatura no município, Tadeu manteve-se ao lado dela, que teve candidatura legitimada pelo TRE .
Fonte :Folha de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário