Quando foi eleito presidente em 2002, Lula fez questão de trabalhar para ampliar sua base aliada e ter um excelente resultado nas eleições de 2004. Lula participou ativamente das campanhas políticas das capitais e em algumas cidades do país e não proibiu de maneira nenhuma que se usasse sua fotografia e que usassem o bordão "O candidato de Lula".
A estratégia fez com que o PT e os partidos aliados elegessem inúmeros prefeitos e vereadores pelo país. Diferente de Lula, o Presidente Bolsonaro quer distância da campanha política de 2020. E ainda fez mais: Pediu que sequer citassem o seu nome nas campanhas políticas, sendo que em muitos dos locais candidatos a prefeitos e vereadores travaram uma verdadeira "guerra" a favor de Bolsonaro em 2018.
Nos bastidores o que se diz é que Bolsonaro não quer que se atribua a si a derrota de um candidato. Mas, quem não quer ter o risco de ter seu nome aliado a uma derrota, também não terá em caso de uma vitória. No Recife, por exemplo, vários candidatos pediram que Bolsonaro mudasse de ideia e passasse a entrar de cabeças nas campanhas municipais.
Até o momento, nenhuma resposta do presidente que fez apenas um pedido por ocasião de sua visita: "Votem em prefeitos e vereadores que tenham Deus no coração e que sejam patriotas". Mas, foto, vídeo, declaração de apoio a alguém, nem ver. O único das autoridades maiores que se posicionou foi o vice-presidente Hamilton Mourão que gravou pedindo votos para Marco Aurélio.
O distanciamento do Presidente das eleições municipais tem desagradado e muito os seus aliados ou pretensos aliados que veem um enorme vácuo na disputa que poderia ser decidida favoravelmente para algumas pessoas se tivessem um aceno pelo menos do Presidente.
Eu ligo - Se por um lado o presidente não tá nem aí para a eleição de 2020, seus prováveis adversários tanto da esquerda como de centro, estão participando ativamente das campanhas políticas. Todos sabem da importância de terem aliados no comando das prefeituras.
Covid-19 - Pernambuco tem registrado números relacionados ao novo coronavírus semelhantes aos do mês de março, antes da fase de aceleração da epidemia no estado. O secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que todos os indicadores da Covid-19 no estado estão com tendência de queda. Ele enfatizou, no entanto, que o declínio não significa relaxamento em relação à crise sanitária.
Alerta - "Voltamos a patamares registrados em março, ou seja, antes da aceleração epidêmica. No entanto, esses indicadores positivos não nos permitem romper com o distanciamento social e abrir mão do uso de máscara e dos novos protocolos de convivência. Esses números são reflexos de nossas atitudes até agora, por isso, aproveito este momento para pedir um chamado à consciência de todos: já que este próximo final de semana será prolongado, por causa do feriado, é preciso que cada um seja agente de proteção", destacou.
Próximo passo - Os eventos corporativos, sociais e culturais foram liberados em todas as Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco, porém, ainda segue com capacidade liberada diferente de acordo com cada etapa que cada uma se encontra. O próximo passo é, a partir da etapa 11 do plano de flexibilização das atividades econômicas, analisar a liberação de eventos com capacidade de até 1.500 pessoas.
Força Política - O candidato a prefeito de Itacuruba, Diogo Cantareli (PSB), mostrou força política ao reuniu em um ato de campanha o deputado estadual Fabrizio Ferraz e o deputado Doriel Barros, além do deputado federal Carlos Veras. O Secretário de Turismo, Rodrigo Novaes não pode estar no ato por conta da agenda na secretaria.
Engajamento - Em Palmares, o Prefeito Altair Junior (MDB) tem conseguido cada vez mais engajamento junto ao eleitorado palmarense. A cidade que não teve nenhum prefeito reeleito desde o ano de 2004, pode mudar o rumo da história neste ano ao reeleger Altair.
Debate - Em Sirinhaém, a Rádio Maranata realiza hoje, 08 de outubro, o primeiro debate com os candidatos a prefeitura da cidade. A transmissão acontece também pela Youtube no canal TV EU SOU FIEL.
Panelas - Pesquisa realizada pela Advise Consultoria e Planejamento, no município de Panelas, aponta favoritismo da prefeita Joelma Campos (MDB) na disputa eleitoral deste ano. O levantamento foi feito entre os dias 28 e 30 de setembro, quando foram entrevistados 400 eleitores da cidade.No cenário estimulado, quando o nome dos candidatos ao cargo é apresentado ao eleitor, a gestora apresenta 59,24% dos votos válidos, enquanto seu adversário Rubem Lima (PSB) aparece com 40,76%. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-05065/2020, tem margem de erro de 4,85% e grau de confiança de 95%.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81)98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Fonte :Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário