
Ainda na Cúpula, haverá um espaço, na tarde de 19 de fevereiro, para escuta internacional da Carta, que é elaborada com a participação integrada de 200 colaboradores que representam o governo, a sociedade civil, a academia e o setor privado. As premissas do documento são as mesmas adotadas na construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). A secretária nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, Adriana Melo Alves, será a representante da pasta. Na ocasião, também serão apresentadas pelo governo federal as estratégias nacionais para o desenvolvimento urbano sustentável.
Entre os objetivos da Carta estão a pactuação de uma visão sobre cidades inteligentes no contexto brasileiro, a elaboração de diretrizes para a implementação de projetos de cidades inteligentes pelos Municípios e a orientação e articulação de políticas, programas, iniciativas e investimentos públicos a partir de uma visão comum.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio das áreas técnicas de Planejamento Territorial e Habitação e Trânsito e Mobilidade, contribui para a elaboração da Carta. O objetivo é agregar a visão municipalista de fortalecer as capacidades institucionais e técnicas dos Municípios, em especial, dos pequenos e médios, bem como, o fomento a políticas e financiamento acessíveis para fortalecer o uso de tecnologia que promova uma melhor qualidade de vida nas cidades e para as pessoas.
Recriando Cidades Inteligentes
Os participantes da XIII Cúpula também conhecerão a mostra Recriando Cidades Inteligentes, fruto da contribuição de crianças que participaram da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019. Elas foram convidadas a participar de oficinas de desenho e responder à pergunta: “O que é uma cidade inteligente para você?”.
Os participantes da XIII Cúpula também conhecerão a mostra Recriando Cidades Inteligentes, fruto da contribuição de crianças que participaram da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019. Elas foram convidadas a participar de oficinas de desenho e responder à pergunta: “O que é uma cidade inteligente para você?”.
Lápis coloridos, papel e imaginação infantil transformaram as respostas em palavras e desenhos — um resultado concreto da visão lúdica, perspicaz e contundente, de que meio ambiente, pessoas e tecnologia precisam estar em harmonia. No total, 40 desenhos foram selecionados e serão expostos no corredor do Pavilhão da Inovação durante todos os dias da Cúpula de Prefeitos.
A coordenadora-geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana do ministério, Ana Paula Bruno, responsável pelo setor que gerencia as colaborações à Carta, avalia as contribuições. “Os detalhes dos diversos desenhos revelam que as crianças têm reflexão sobre o que não pode faltar em uma cidade inteligente: natureza, gente, recursos e atitudes que melhorem a vida de todos e todas”, resume.
O Projeto Andus, parceria do MDR com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão), é um parceiro da Cúpula, que reunirá participantes nacionais e internacionais para troca de experiências, promoção de parcerias e interação. O Andus é financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha. As inscrições para o encontro estão abertas no site oficial.
Fonte : Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário