Foto: Romulo Chico/DP |
Após alguns meses de diálogo e articulação, o ex-gestor de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes, concedeu, na manhã desta quarta-feira (20), uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente o seu embarque no Partido dos Trabalhadores. “Me coloco à disposição do PT, da federação e de todos os outros partidos aqui presentes para que possamos fazer a frente ampla possível, pois o nosso desafio é grandioso e dependeremos da ajuda e colaboração de todas as forças políticas que compõem o campo democrático para superar esse momento de angústia que vive a cidade”, discursou Elias.
Publicidade
O primeiro anúncio, feito pela presidente municipal do PT de Jaboatão, Maria Auxiliadora, foi de que a candidatura representará a Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) como um todo, e que o movimento deverá ser acompanhado nos outros municípios pernambucanos nas eleições de 2024. “Essa conjuntura representa a vontade e o desejo por mudança dessa conjuntura que está colocada no município. A federação existe nacionalmente e a nível estadual, e será implementada nos municípios em breve. Estamos fazendo esse exercício desde já e nos sentimos pertencentes a esse conjunto”, frisou Auxiliadora.
“Hoje inauguramos em Jaboatão uma nova forma de fazer política, que é através da federação, vamos trazer para a cidade o fim da polarização e o projeto do presidente Lula”, complementou Thiago Modenesi, presidente do PCdoB em Jaboatão dos Guararapes.
Além dos presidentes do PT e PCdoB, que falaram em nome da federação, estiveram presentes no evento, que foi realizado no Hotel Barramares, no bairro de Piedade, lideranças de outros partidos que já posicionaram simpatizantes à candidatura de Elias anteriormente. Entre eles estão Irmão Jorge (PMB), Ladelson Gomes (PRTB), Gleidson Cruz (MDB), Fred Pinheiro (PRTB) e Maurício Bezerra (SD).
“Não faremos das igrejas comitê, nem do púlpito palanque. Conversaremos com eles (evangélicos) nas ruas, nas comunidades, pois assim como eles todos são cidadãos e não existe cidadão de primeira, nem de segunda classe”, afirmou Elias Gomes em crítica ao atual prefeito, Mano Medeiros (PL), e à pré-candidata Clarissa Tércio (PP).
“Temos um adversário e uma inimiga. O prefeito é um adversário político a quem vamos fazer oposição. A nossa inimiga será Clarissa Tércio, que defendeu e continua defendendo os ideais bolsonaristas, chegou a apoiar a tentativa de golpe no 8 de janeiro e representa uma ameaça à democracia. De gente com esse tipo de pensamento, não estaremos próximos de maneira alguma”, emendou Thiago Modenesi.
Elias Gomes também falou sobre o curso dos diálogos e articulações para viabilizar a sua candidatura. O ponto mais alto foi a especulação em torno do ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes, Daniel Alves (PV), que foi o segundo colocado na disputa pelo Executivo Municipal em 2020 e busca viabilizar novamente seu nome nas próximas eleições. Alves, que também preside o Partido Verde em Jaboatão, não esteve presente no anúncio, o que chamou ainda mais atenção. “Em 2020 Daniel se candidatou à prefeitura pelo MDB, legenda à qual eu também pertencia. Fiz um gesto de apoio a essa candidatura e acho legítima a vontade dele disputar novamente. No entanto, já foi acordado entre os partidos da federação que a nossa candidatura representará PT, PV e PCdoB. Espero poder caminhar junto com o companheiro Daniel e dialogar da melhor forma para construir um consenso”, comentou o neopetista.
Sobre as possíveis candidaturas de Gleide Ângelo (PSB) e Marília Arraes (SD), que podem disputar votos com Elias no campo da esquerda, o ex-prefeito afirmou que o processo de diálogo já está em construção e que acredita que seja mais estratégico posicionar um único representante de oposição à atual gestão na disputa. “Recentemente estive com o deputado federal Pedro Campos e também com a deputada estadual Gleide Ângelo e essa aliança está em construção. Também tive boas conversas com Marília Arraes e desejamos construir unidade nesse diálogo”, reforçou.
Fonte: Diário de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário