sábado, 23 de setembro de 2023

Uma posse cheia de simbolismos

Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

A posse do novo secretário de Turismo e Lazer ontem no Recife foi marcada por um simbolismo muito forte com a presença do ex-senador Fernando Bezerra Coelho: o retorno do grupo que havia se afastado do PSB desde o ano de 2015 e 2016. Naquele ano, FBC fez uma carta na qual elencava alguns motivos que o levaram a se distanciar da gestão do PSB em Pernambuco. De lá pra cá todos sabem o que aconteceu. Miguel foi eleito prefeito de Petrolina pelo PSB e depois saiu da legenda junto com todo o seu grupo indo para o MDB e depois, o União Brasil.

Em sua fala, o prefeito João Campos enalteceu a união em torno de um projeto para o Recife. Já Miguel foi mais além e disse que o momento serve de exemplo não apenas para Recife, mas também para Petrolina, e para todo o Pernambuco. Verdade. 

Embora o tom e o contexto seja um, foi claro que a posse de Antonio Coelho foi um recado para o grupo que está no poder em Pernambuco. O grupo de Raquel Lyra. Miguel passa de uma situação de independência a oposição a gestão tucana. 2024 já colocará os dois (Raquel e Miguel) em palanques opostos e muito provavelmente não será apenas no Recife, mas em algumas cidades do interior. 

O ato de posse de Antonio Coelho acontece no mesmo dia que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann está em Recife e que mandou um recado para o prefeito João Campos e para o PSB que o partido não trabalha com a hipótese de não ocupar a vaga de vice do socialista. O único cenário vislumbrado pelo PT é sim apoiando a reeleição de João no Recife, mas com o PT ocupando a vaga de vice. 

Receber o apoio do PT na campanha, ajudaria João a tentar liquidar a fatura logo no primeiro turno. É o que vem demonstrando pesquisas que estão sendo divulgadas. Mas também, o amarraria a cumprir o mandato de sua segunda gestão, ou tentar o Governo de Pernambuco com o PT na Prefeitura. 

Por enquanto, João caminha tranquilamente para renovar seu mandato como prefeito do Recife e provavelmente com uma votação histórica na capital. Sobre 2026, é o tempo! só o tempo...

PT quer Humberto

Durante entrevista coletiva realizada ontem no Recife, o presidente estadual do PT, Doriel Barros, disse que o partido planeja eleger em 2024 cerca de vinte prefeitos e dobrar o número de vereadores. E que o projeto majoritário da legenda para o ano de 2026 chama-se Humberto Costa.

Rompimento

O deputado estadual Luciano Duque (SD) anunciou oficialmente seu rompimento com a prefeita de Serra Talhda, Márcia Conrado (PT). Em uma nota elencando os mais diversos motivos, Duque diz que seu nome está à disposição da oposição na cidade.

Pagamento

Raquel Lyra garantiu que o piso nacional da enfermagem será pago pelo Estado. Ao todo, serão contemplados 20,8 mil servidores da área que atuam em instituições públicas estaduais de saúde. Os valores serão pagos no dia 29 de setembro.

Filiação

Acontece logo mais a filiação ao PT do pré-candidato a prefeito de Jaboatão, Elias Gomes. O ato contará com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Elias é a grande aposta do partido na região metropolitana.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário