quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Fragmentação a vista

Foto: Yacy Ribeiro 

O prefeito João Campos tentará a reeleição no próximo ano e conta com o apoio de uma ampla frente política, composta por PSB, PT, PV, PCdoB, PDT e União Brasil. Se por um lado, o prefeito deve ter um apoio robusto, por outro, a oposição deverá se fragmentar em múltiplas candidaturas.

O PSOL já sinalizou ter candidatura própria, apesar de formar uma federação com a Rede Sustentabilidade, e deverá lançar a deputada estadual Dani Portela ou o vereador Ivan Moraes. No campo da direita, o PL já decidiu ter candidatura própria, cujo nome prioritário é o ex-ministro Gilson Machado, mas não se descarta a possibilidade dos deputados estaduais Coronel Feitosa ou Renato Antunes entrarem na disputa caso Gilson opte por não ser candidato.

PSDB, Cidadania, PP e PSD devem lançar um nome alinhado com a governadora Raquel Lyra, tornando-se o maior bloco de oposição a João Campos na disputa, cujo nome pode ser o secretário de Turismo, Daniel Coelho ou o deputado federal Túlio Gadelha, caso conquiste uma carta de anuência da Rede Sustentabilidade. Por fim, o MDB, aliado de João Campos e de Raquel Lyra, ensaia uma candidatura própria, que poderia ser o senador Fernando Dueire ou o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho.

Neste contexto, a disputa no Recife teria cinco postulações, sendo duas no campo da esquerda, uma na centro-esquerda, uma no centro e outra na direita. A oposição ao se fragmentar aposta na exitosa campanha de 2022, quando lançou quatro candidatos contra o PSB e acabou vitoriosa. Apesar da estratégia, não será tarefa das mais fáceis desbancar o favoritismo de João Campos, que ostenta índices elevados de aprovação e terá força política e eleitoral para tentar a reeleição.

Apostas – Caso o PT indique de todo jeito o vice de João Campos, as alternativas recaem sobre Oscar Barreto e Dilson Peixoto. Ambos possuem uma relação sólida com o PSB e herdariam a prefeitura em caso de renúncia de João Campos para disputar o governo de Pernambuco em 2026.

Almoço – O presidente Álvaro Porto ofereceu um almoço ao empresário Janguiê Diniz no buraco frio da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O almoço foi bastante prestigiado pelos parlamentares e a casa fez um justo reconhecimento ao empresário, que apesar de paraibano, ganhou força em Pernambuco e hoje é uma das maiores referências do país.

Recursos – O deputado estadual Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, sublinha que os recursos que foram conquistados para as barragens são fruto de emendas da bancada federal. De acordo com o socialista, o governo estadual não entrou com um único centavo.

Animado – Munido de pesquisas eleitorais que são feitas mensalmente, o deputado estadual Lula Cabral (Solidariedade) está bastante animado a entrar na disputa pela prefeitura do Cabo no próximo ano. Ele aposta no sentimento de volta da sua gestão aferido pelos levantamentos.

Inocente quer saber – Lula Cabral x Keko do Armazém será um clássico metropolitano?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário