quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Cenário começa a afunilar na disputa pela prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Com a confirmação da filiação do ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes por dois mandatos consecutivos (2009-2017), Elias Gomes ao Partido dos Trabalhadores, o ambiente eleitoral para a disputa majoritária no município começou a ganhar ainda mais forma. 

                                                                                Publicidade     

O ex-representante do Executivo Municipal convocou uma coletiva de imprensa para esta quarta-feira (20) e deve realizar no fim da semana um grande evento para celebrar o seu novo momento político. A expectativa é de que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e os senadores Teresa Leitão e  Humberto Costa - sendo esse último o principal articulador da migração partidária - marquem presença.

 

Os nomes


Além de Elias Gomes, já é praticamente certa a presença de outros dois nomes na disputa: o atual prefeito Mano Medeiros (PL), braço direito e ex-vice prefeito de Anderson Ferreira (PL) e a deputada federal Clarissa Tércio (PP). 


As candidaturas das últimas eleições majoritárias, em 2020, não devem se repetir, já que o ex-prefeito bolsonarista Anderson Ferreira não pode concorrer pela terceira vez consecutiva ao cargo, e seus dois principais oponentes naquela disputa, Daniel Alves (PV), o segundo mais votado e Maira Vilar (PDT), que atingiu a terceira maior votação, também não devem repetir o feito, já que o PV faz parte da federação com o PT/PCdoB e o PDT deve ser aglutinado em uma eventual parceria com o partido do presidente Lula. Ambos têm potencial de se lançar à Câmara Municipal, embora não haja qualquer confirmação nesse sentido.


Outro nome ventilado em disputas anteriores e ao longo dos últimos anos é o da deputada estadual e delegada Gleide Ângelo (PSB). Com a bandeira da segurança pública, a parlamentar possui forte influência no município, o que abre precedentes para uma eventual candidatura. No entanto, a conjuntura nacional entre PT e PSB pode colocar a socialista em alinhamento com a candidatura petista. 

 A disputa 


O município do Jaboatão dos Guararapes fica localizado na Região Metropolitana do Recife e carrega o título de ser uma das cidades com disputa mais complexa, já que possui o segundo maior colégio eleitoral do estado de Pernambuco e zonas de habitação bem segmentadas.


O eleitorado médio do município é conservador, já que o Jaboatão tem forte influência bolsonarista e de igrejas evangélicas. A votação no município influenciou de forma crucial o desempenho de diversos candidatos do segmento,a exemplo do então candidato a governador Anderson Ferreira (PL) e para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Com Clarissa e Mano, a cidade deve enfrentar uma “dobradinha” bolsonarista, o que pode ser uma oportunidade para Elias Gomes, que corre pelas beiradas como a grande aposta da oposição. O ponto negativo para o ex-gestor é que o PT antagoniza com a lógica eleitoral do município. No entanto, Elias tem como vantagem a experiência eleitoral, já que briga pelo sexto mandato em prefeituras - foi prefeito por três vezes no Cabo de Santo Agostinho e duas em Jaboatão dos Guararapes. Além disso tem a seu favor a memória afetiva dos habitantes, já que comandou o município em um período de grande expansão ocasionada pelo “boom” do Porto de Suape, tendo realizado um dos maiores projetos de obra da história do município: a engorda da Orla de Candeias.


Já Clarissa Tércio está respaldada pelo eleitorado evangélico e pela forte influência no município. A bolsonarista também teve excelente desempenho nas eleições de 2022, sendo eleita deputada federal com a segunda maior votação em Pernambuco, com 240 mil votos. Além disso, a parlamentar conta ainda com o aval dos principais dirigentes do Progressistas, incluindo o presidente estadual da legenda, Eduardo da Fonte. O partido tem diversos recursos para tentar emplacar a candidatura.  


O atual prefeito Mano Medeiros tenta o caminho natural da sucessão e tenta fortalecer o seu nome entre as bases e consolidar as estruturas políticas e as articulações estabelecidas pelo ex-prefeito Anderson Ferreira ao longo de seus quase 6 anos de gestão.


Fonte: Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário