Ainda no mês de setembro, o presidente Lula (PT) tem planos marcados para uma importante agenda em Pernambuco. A previsão é que ele retorne ao estado, e desembarque no Recife para a entrega do Residencial Encanta Moça, localizado no Pina.
A visita ao estado incluirá uma parada no município de Ipojuca, onde o chefe do executivo nacional deve anunciar a tão aguardada retomada das atividades da Refinaria Abreu e Lima. Embora o Palácio do Planalto ainda não tenha confirmado a data exata da visita, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, já confirmou a informação sobre a agenda do presidente para este mês.
A política em Pernambuco traz nuances interessantes para a visita de Lula, que possui uma aliança com PSB e o prefeito João Campos. Apesar do PT ter declarado oposição ao governo do estado, o presidente tem construído uma relação sólida com a governadora Raquel Lyra, do PSDB. Uma recente articulação garantiu o PSD na base do governo estadual e com o PP, aliado de primeira hora da governadora e integrando ao primeiro escalão do governo federal, é provável que Lula não faça distinções entre João e Raquel.
O senador Humberto Costa (PT), que desempenha o papel de principal interlocutor do partido no estado parece bastante entusiasmado com o retorno da Refinaria Abreu e Lima. O senador já teria se adiantado para garantir a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul, com o objetivo de assegurar os investimentos necessários para a retomada das atividades da refinaria.
Com dois adversários dividindo o mesmo aliado, a visita de Lula a Pernambuco neste mês deve movimentar os bastidores da política.
O GIGANTE PP — Com mais de 30 prefeitos, o PP, liderado em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte caminha para dobrar o número de prefeituras em 2024 e poderá se tornar a maior sigla do estado.
EM BRASÍLIA — A governadora Raquel Lyra, desembarca na capital federal para cumprir uma série de agendas nesta quarta-feira (13). A gestora participa da posse do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
50 ANOS — Na Câmara, o deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) participou ao lado da ministra da saúde, Nísia Trindade, da cerimônia em comemoração aos 50 anos do Programa Nacional de Imunização (PNI).
PAULISTA — Para atrair investimentos e acelerar o desenvolvimento sustentável de Paulista, o prefeito Yves Ribeiro cumpriu uma agenda de relações internacionais com a Aliança Consular do Nordeste.
RACHA NO PSDB — A determinação da Justiça que anulou Eduardo Leite da presidência do PSDB acabou expondo uma crise interna na sigla. Com a decisão, Raquel Lyra também deixará a vice-presidência.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.
Fonte: FocoPolítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário