No dia seguinte ao início da minireforma ministerial que resultou na demissão da ex-ministra do Esporte, Ana Moser, o presidente Lula (PT) decidiu fazer um aceno e reforçou a participação das ministras mulheres ao seu lado, durante a cerimônia no desfile de 7 de setembro.
A primeira-dama, Janja Silva, chamou a atenção não apenas pelo vestido vermelho que usou durante o evento da pátria, mas também por seu papel como principal articuladora na manutenção do ministro Wellington Dias no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Ao invés de destituir o aliado estratégico, o presidente optou por uma saída conturbada para Ana Moser, entregando o Ministério do Esporte e a Caixa Econômica Federal ao PP, partido liderado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. Além disso, o ministério de Portos e Aeroportos foi concedido ao Republicanos, um partido que, embora passe a integrar o governo, não deverá se posicionar como base e deverá se manter em cima do muro.
Sem muita escolha, Lula precisou tirar a segunda mulher do primeiro escalão do governo para abrir espaço ao Centrão, mas faz questão de reforçar a importância e seu compromisso com a presença feminina, ao mesmo tempo em que busca acomodar interesses partidários em sua base política. Apesar de ter deixado o comando do ministério, Ana Moser poderá permanecer exercendo outra função no governo.
CHAMOU ATENÇÃO — Não passou despercebido o vestido vermelho usado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) durante o desfile de 7 de Setembro no Recife. Muitos apontam a sintonia da governadora com Lula.
CAIXA — Com uma estrutura que chaga a ser comparada com um ministério, o PP também irá assumir o controle da Caixa Econômica Federal. O partido não só vai indicar a presidente como os demais cargos.
ESCALA NO RECIFE — A caminho da China, o presidente Lula fez uma escala técnica no Recife, e o prefeito João Campos (PSB) fez questão de ir ao encontro do chefe do executivo e registrar o momento.
GESTO SIMBÓLICO — Raquel Lyra parabenizou a indicação do novo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O ministro por sua vez ligou para governadora e colocou a pasta a disposição do estado.
EDUCAÇÃO — A senadora Teresa Leitão (PT) defende que a educação no campo precisa considerar as necessidades dos alunos, evitando deslocamentos e promovendo direitos locais no Plano Nacional de Educação.
Fonte: FocoPolítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário