quarta-feira, 13 de setembro de 2023

A coroação

Embora a palavra gratidão não seja uma máxima na política brasileira, a nomeação do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para o Ministério de Portos e Aeroportos tem um viés de reconhecimento pela fidelidade do pernambucano ao lulismo nos últimos anos, enfrentado, inclusive, a ira do bolsonarismo.

É lógico que a necessidade do governo de ampliar sua base de apoio no Congresso Nacional foi o fator decisivo para a nomeação de Silvio, mas a postura e a fidelidade dele e do pai, Silvio Costa, certamente pesaram na balança de Lula.

Enquanto muitos aliados viraram as costas para Lula nos últimos anos, Silvinho permaneceu defendendo o petista por onde passava. Em todos os discursos feitos por ele de 2021 a 2022, durante as andanças do Plano Retomada em Pernambuco, ele fez questão de defender Lula, sempre chamando o então ex-presidente de “melhor presidente da história do Brasil”.

Outro capítulo importante que certamente foi pesado pelo governo foi a fidelidade de Silvio Costa (pai) à ex-presidente Dilma, ficando ao lado dela durante todo o angustiante processo de impeachment. Exemplo copiado e seguido pelo filho, que mesmo o partido tendo definido apoio a Bolsonaro em 2022, deu um jeito de ficar com Lula.

Municipalismo – A nomeação de Silvio Costa Filho para o primeiro escalão do governo federal deverá ser um alento para as cidades pernambucanas, considerando que o pernambucano é um grande defensor das causas municipalistas. Ter aliado forte no governo é sempre bom para os municípios.
“Pernambuco ganhou um ministro que sempre se destacou por sua habilidade política, capacidade de trabalho e defesa incansável das pautas municipalistas. Silvinho ajudará muito o Brasil e principalmente o nosso estado a crescer e gerar oportunidades”, frisou o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca.

CURTAS

Gestos – O deputado estadual France Hacker (PSB) disse que é preciso retribuir gesto com gesto. A referência feita por ele é sobre a relação com do grupo com o ex-prefeito João Baleia, cotado para disputar as eleições de 2024.

Ficou devendo – Um dos principais defensores da duplicação da BR 423, o deputado Dannilo Godoy comemorou a inclusão da rodovia no mapa de ações do Novo PAC. Ele lamentou, no entanto, o trecho de São Caetano a Garanhuns ter ficado fora do mapa divulgado pelo governo federal.

Foto: Carol Bezerra

Marcou presença – A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, esteve na inauguração da nova sede do Procon Recife, na Rua do Imperador. Vinculado à Prefeitura, o objetivo da mudança visa a melhoria no atendimento e na proteção ao consumidor. O Procon Recife também tem extensões no Compaz Dom Helder Câmara (Coque), Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha).

O povo quer saber: Quando as obras anunciadas pelo Novo PAC serão implementadas?

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário