segunda-feira, 11 de setembro de 2023

A chegada dos Coelho e 2026

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), aterrissa, hoje, no Recife, depois de dez dias de uma viagem a negócios no exterior. Amanhã, ou na quarta, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), confirma o nome do deputado estadual Antônio Coelho (UB), irmão de Miguel, como novo secretário de Turismo da sua gestão, substituindo Cacau de Paula, filha do ministro André de Paula, da Pesca.

O acordo sela, definitivamente, a volta do grupo Coelho ao velho ninho da Frente Popular no Estado, hoje tendo como figura mais expressiva o prefeito da capital, herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos. Nas eleições passadas, Miguel se contrapôs ao PSB saindo em faixa própria como candidato a governador. Não indo ao segundo turno, apoiou Raquel Lyra (PSDB).

Isso deixou o grupo Coelho mais distante ainda do PSB. Tudo porque havia uma expectativa de que Miguel, que anunciou o apoio a Raquel sem antes mesmo conversar com a tucana, no calor da derrota em primeiro turno, viesse a ser prestigiado no Governo do Estado, se não como secretário, mas com alguém que representasse o seu grupo.

Até porque Miguel foi o principal responsável pela avalanche de votos que Raquel teve em Petrolina no segundo turno, algo em torno de 80 mil votos, quando no primeiro turno alcançou pouco mais de cinco mil votos. Petrolina foi um dos raros municípios no Sertão que Raquel ganhou de Marília, por causa do voto casado da petista com Lula, graças especialmente à força de Miguel.

Mas a governadora nunca reconheceu isso, o que não é novidade. Quando eleita prefeita de Caruaru em segundo turno contra Tony Gel, Raquel teve o apoio do ex-prefeito José Queiroz (PDT), que foi fundamental. Raquel, entretanto, disse que ganhou por mérito próprio, abandonou Queiroz e a ele negou água e pão, acabando a relação com menos de seis meses de gestão.

A chegada do grupo Coelho ao Governo de João Campos tem também esse ingrediente eleitoral, já com vistas não apenas à reeleição no socialista no Recife, mas com a montagem do arco de alianças dois anos depois, em 2026, para tentar impedir a reeleição de Raquel.

Perfil do secretário – Antônio Coelho assume a Secretaria de Turismo do Recife com apenas 31 anos. Formou-se em Economia e Ciência Política pela New York University antes de abraçar a carreira política, cuja principal referência e inspiração vem do pai, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, que acumula 40 anos de vida pública. Antônio conquistou seu primeiro mandato em 2018, sendo reeleito em 2022 com 91.618 votos. Foi majoritário em Petrolina, sua terra natal, e o quarto deputado estadual mais votado de Pernambuco.

O último a ficar, apague a luz – O que corre nos bastidores é que não vai demorar muito para a governadora Raquel Lyra sofrer novas baixas no seu primeiro escalão. Estariam com os dias contados no Governo os secretários Almir Cirilo, de Recursos Hídricos, e Lucinha Mota, de Justiça. O desempenho deles não é apenas reclamado pela tucana, mas pelo seu núcleo duro e a bancada da sustentação na Assembleia Legislativa.

Razões da debandada – Aos poucos, quem sai do Governo Raquel vai deixando um rastro de insatisfação e mágoa. Carla Patrícia, ex-secretária da Defesa, reclamou para amigos próximos da falta de autonomia para decidir os rumos da segurança pública. Evandro Avelar, de Infraestrutura, segundo um interlocutor bem próximo, disse que o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) passava por cima das suas decisões a mando da governadora, com quem tinha dificuldades até para despachar assuntos urgentes e relevantes.

Virou pendenga judicial – A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a aceitação do acordo de delação premiada que o tenente-coronel Mauro Cid fechou com a Polícia Federal. Apesar disso, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou a delação e concedeu liberdade ao ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi solto sábado passado, após quatro meses na cadeia.

Modelo paraibano – Principal liderança do PSB no Sertão, o deputado José Patriota está se revelando no principal opositor do Governo Raquel ao projeto de privatização da Compesa. Ele está estudando o modelo da Paraíba, inspirador do que está sendo discutido pela equipe da governadora, fortemente influenciado pelo secretário de Planejamento, Fabrício Marques Santos, pai da ideia da concessão dos serviços de saneamento e distribuição de água no Estado vizinho.

CURTAS

ALTA– O apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, de 73 anos, recebeu alta, ontem, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Faustão foi internado em 5 de agosto com um quadro de insuficiência cardíaca. Em 27 de agosto, passou por um transplante de coração depois de ficar 20 dias na fila de espera administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

EMOÇÃO – Na volta da Índia amanhã, Lula dará posse aos novos ministros, entre eles o pernambucano Silvio Costa Filho, de Porto e Aeroportos, na quarta-feira pela manhã. Orgulhoso, o pai coruja Silvio Costa, ex-líder de Dilma na Câmara, já preparou a beca para chorar de emoção na posse do filho.

Perguntar não ofende: A governadora vai à posse de Silvio Costa Filho?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário