quarta-feira, 14 de junho de 2023

Daniela foi rifada

Daniela Carneiro saiu, ontem, de encontro com o presidente Lula mantida no Ministério do Turismo, mas está fora do Governo, segundo fontes bem próximas ao União Brasil, partido a quem o petista entregou o comando da pasta. Sua sobrevivência se deu porque estava com agenda na Câmara dos Deputados para falar na Comissão de Turismo da Casa.

E por solidariedade, Lula a manteve, mas o que se sabe é que seu sucessor será o deputado Celso Sabino (UB-PA). Principal responsável pelas articulações entre o Governo e o Congresso, o ministro Alexandre Padilha também se antecipou e disse que Lula “não garantiu Daniela no cargo” de ministra do Turismo e que o União Brasil, partido ao qual a titular da pasta está vinculada, já apresentou o nome que quer para a pasta: o do deputado federal Celso Sabino (PA).

Ambas as declarações, dadas na Câmara dos Deputados minutos antes de um encontro de Padilha com congressistas do PSD, vêm horas depois da ministra Daniela Carneiro ser mantida pelo presidente Lula no cargo. Para caciques do União Brasil, contudo, a queda de Daniela Carneiro é dada como certa. A expectativa de aliados do presidente e de integrantes do União Brasil era de que a ministra deixasse o encontro com Lula já sem o cargo.

Em abril, Carneiro pediu desfiliação da legenda, sob acusação de assédio por parte do diretório nacional do partido. Ela quer sair da legenda por justa causa para não perder o mandato de deputada federal por quebra da fidelidade partidária, conforme determina a Lei 9.096, de 1995. Desde então, a permanência da ministra estava sendo questionada, uma vez que, com a desfiliação de Carneiro, a legenda perderia um ministério no governo. Além do Turismo, o União Brasil está no comando de outras duas pastas: Integração Regional, de Waldez Góes, e Comunicações, de Juscelino Filho. Góes, no entanto, não é filiado ao União Brasil, mas sim ao PDT. Ele é contado como da cota do partido, porém, porque foi indicado pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Ações da pasta – A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, afirmou, ontem, em publicação no seu Twitter, que apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “alguns dos projetos e ações do Ministério do Turismo para os próximos meses”. Ambos se reuniram por cerca de 1h30 no Palácio do Planalto. Havia expectativa de que a reunião pudesse selar a saída da ministra do cargo, mas Daniela, por ora, segue no governo.

PT fala em cortesia – Na interpretação da cúpula nacional do PT, o ato de Lula manter a ministra no cargo é um “gesto de cortesia” para que ela pudesse participar da audiência na Câmara. Na sessão, Daniela chegou a ser homenageada. A ala majoritária do PT na Câmara defende a mudança no Ministério. Por mais que o marido de Daniela, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), tenha associado o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) – provável substituto de Daniela no Turismo – ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o partido não tem restrições ao seu nome.

Olho no olho – Alimentando um longo silêncio sobre a política estadual, inclusive sem dar qualquer palavra sobre o Governo Raquel Lyra, o ex-senador Armando Monteiro Neto foi visto, ontem, num restaurante em Brasília, numa conversa bem demorada com o ex-presidente nacional do PSDB, o ex-deputado pernambucano Bruno Araújo. Ambos estão na moita, evitando declarações sobre o cenário estadual.

Operação – Na operação batizada de Desnatura, ontem, em Pernambuco, a PF apura que pessoas ligadas a um grande laticínio no Recife desviaram dinheiro federal que deveria ser utilizado para comprar leite cru fornecido por pequenos produtores rurais. Segundo a denúncia, também adulteravam e reduziam o valor nutricional do leite destinado a pessoas com risco de insegurança alimentar e alunos de escolas públicas. Para dificultar as investigações, segundo foi levantado, houve descarte do “Leite da Merenda”, e suspensão do fornecimento do “Leite de Aquisição” nos centros de distribuição. O desvio estaria estimado em R$ 100 milhões.

PP em 80 municípios – Vice-presidente estadual do PP, o deputado federal Lula da Fonte disse, ontem, em entrevista ao Frente a Frente, que o partido deve lançar pelo menos 80 candidatos próprios na disputa por prefeituras nas eleições do próximo ano. Filho do presidente da legenda, Dudu da Fonte, Lula afirma que a deputada Clarissa de Tércio, um dos nomes de maior projeção na legenda, tanto pode disputar a Prefeitura do Recife quanto a de Jaboatão. “O que ela decidir, terá nosso apoio”, afirmou.

CURTAS

SESSÃO PARA FOLHA – Os 25 anos da Folha de Pernambuco serão comemorados, hoje, em Brasília, numa sessão especial da Câmara dos Deputados, com a presença do presidente do Grupo EQM, empresário Eduardo Monteiro. Dos 25 deputados da bancada, até ontem 17 haviam confirmado presença. Dos três senadores, dois estarão na sessão.

É ASSIM QUE SE FAZ! – Se todos os prefeitos fossem como o de Cabrobó, Galego de Nanai (Avante), os acordos eleitorais seriam selados à luz do dia sem nenhum tipo de exploração. Ele deu mais de sete mil votos ao deputado estadual João Paulo Costa, do Republicanos, sem nada em troca. Tudo em agradecimento aos recursos liberados para o município, através de emendas federais do deputado Silvio Costa Filho, irmão de João Paulo.

Perguntar não ofende: O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, também vai cair?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário