A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o projeto de lei 712/2023 de iniciativa do poder executivo que aplicava o pagamento do piso a 28 mil servidores da educação. Em uma sessão tumultuada, com a presença de 47 parlamentares, 30 deputados votaram a favor e 15 votaram contra.
Mais do que um projeto que beneficia 28 mil professores, garantindo dignidade a eles através de um piso salarial justo, a votação serviu para consolidar a base parlamentar da governadora Raquel Lyra, que diante de uma matéria polêmica, com forte mobilização da oposição e de movimentos sociais que exigiam uma aplicação além do piso, conquistou uma importante vitória.
Com idas e vindas que trouxeram derrotas para o governo em votações anteriores, o resultado de ontem provou que a relação entre executivo e legislativo mudou da água para o vinho, tendo como importantes arquitetos deste novo ambiente o presidente Álvaro Porto e a própria governadora Raquel Lyra, representada pelo secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.
Aos poucos, a governadora vai imprimindo seu ritmo de trabalho e dialogando com o legislativo e outros setores dos poderes constituídos. É provável que Raquel Lyra siga conquistando novas vitórias e novos avanços para Pernambuco, pois tem a noção exata da responsabilidade que os pernambucanos lhe conferiram, e cada dia vai priorizando as entregas que Pernambuco precisa e merece.
Relator – Com a experiência de uma exitosa passagem pelo ministério da Educação, o deputado federal Mendonça Filho foi designado relator do projeto que amplia o ensino em tempo integral para a educação básica. O PL 2617 visa garantir 1 milhão de novas matrículas. Mesmo com a ausência de muitos parlamentares, Mendonça fez questão de cumprir agenda em Brasília para preparar um relatório que viabilize o projeto e melhore a vida dos estudantes brasileiros.
Destaque – A entrevista da governadora Raquel Lyra (PSDB) ao Roda Viva foi bastante repercutida no meio político nacional. Sua postura e seus posicionamentos receberam elogios de quem acompanhou a entrevista da tucana que lhe ajudou a projetar sua imagem nacionalmente.
Justa homenagem – Deputado federal por Pernambuco durante cinco mandatos, Cadoca teve uma grande contribuição para o turismo pernambucano. A Câmara dos Deputados, num justo reconhecimento a este trabalho, denominou a sala do presidente da Comissão de Turismo, com o seu nome. Cadoca faleceu em 2020 vítima de Covid-19 e deixou uma grande lacuna na política pernambucana.
Diálogo – Alguns integrantes da bancada de oposição e alguns sindicatos chegaram a propor a retirada de pauta do projeto, mas o presidente Álvaro Porto foi firme e disse que era importante avançar com a votação. Os próprios parlamentares da oposição elogiaram a postura do presidente, que tem exercido o diálogo.
Conselheiros – Os novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Eduardo Lyra Porto e Rodrigo Novaes, cumpriram agenda em Brasília para participar de reunião da Frente Parlamentar da Transparência Pública da Câmara dos Deputados.
Inocente quer saber – Raquel Lyra vive um novo momento da interlocução política do seu governo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário