terça-feira, 27 de junho de 2023

Chances do PT são pequenas em 2024

Se nacionalmente o PT não tem nomes para disputar Prefeituras de capitais no Brasil afora, o mesmo pode-se dizer aqui com municípios de grande a médio porte. Da mesma forma, restará a legenda apenas apoiar aliados na disputa. Por exemplo, no Recife, não tem um nome sequer do partido que possa obter êxito ou pelo menos, chegar ao segundo turno como aconteceu em anos anteriores. Marília Arraes, que disputou a Prefeitura do Recife pelo partido em 2020, saiu da legenda em 2022 e agora está filiada ao Solidariedade.

Em Jaboatão, vizinha ali do Recife, o PT não tem nem um nome natural da própria cidade e tenta convencer o deputado estadual João Paulo para exportá-lo pra lá. Já em Petrolina, o PT tem um nome que já vem de anos na legenda mas sem obter sucesso na busca pelo executivo: Odacy Amorim. No entanto, o caminho do partido lá deve ser apoiar o socialista Lucas Ramos. Lembrando que Odacy Amorim está sem mandato no momento.

Em Caruaru é que a coisa está feia mesmo para a legenda. Lá, o único nome à disposição do PT é o da deputada Rosa Amorim que é mais recifense do que caruaruense. 

A única cidade que o PT comanda e que muito provavelmente continuará comandando é Serra Talhada que tem à frente hoje, a prefeita Márcia Conrado. Ela também preside até o início de 2024 a Amupe. Isso para ficar apenas nestas cidades. O PT hoje não tem nome em Ipojuca, Cabo, Paulista, Olinda. Em todas elas, a legenda vai muito provavelmente precisar apoiar algum partido da base de apoio, ou lançar nomes para marcar território.

Projeto e realidade

O PT se prepara para conquistar um protagonismo maior na política de Pernambuco mas pelo visto não será algo fácil de acontecer. No entanto, este não é um problema específico do PT de Pernambuco. Vale lembrar que algumas Prefeituras do interior que hoje são comandadas pelo partido, correm o risco de ir parar nas mãos da oposição no ano que vem tendo em vista que os prefeitos já se reelegeram e não prepararam um sucessor.

Bem melhor

Diferente do PT, o PSB está bem estruturado e deve continuar sendo após 2024, o maior partido de oposição ao Governo de Pernambuco. Isto por dois motivos: ter sido o partido que governou o estado por 16 anos e também por ser uma legenda bem mais leve que o próprio PT. Caso seja confirmado esse prognóstico, a polarização entre o PSB e o PSDB deve continuar reinando na nossa terra.

Festival de Inverno

Raquel Lyra usou suas redes sociais para anunciar a data do Festival de Inverno de Garanhuns: 21 a 30 de julho de 2023. O FIG atrai uma inúmera quantidade de turistas para a cidade de Garanhuns durante esse período e mexe na economia da região. 

Reclamação

O anúncio feito por Raquel nas redes sociais foi motivo de reclamação por parte do prefeito da cidade, Sivaldo Albino (PSB). Segundo o socialista, a data anunciada pela tucana não teria sido feita em comum acordo com a Prefeitura que trabalhava com a hipótese dos festejos aconteceram a partir do dia 14 de julho.

Agradecimento

A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou ontem do programa Roda Viva e fez questão de agradecer ao presidente Lula pelas parcerias firmadas em favor de Pernambuco. Raquel disse ainda que receberá Lula em Pernambuco tantas vezes quantas o presidente aqui estiver. A tucana fez questão de frisar que é bem recebida por Lula e por seus ministros todas as vezes que solicita. Alinhamento totalmente republicano.

Desmentido

Raquel aproveitou o momento para desmentir um boato que se espalhou aqui em Pernambuco sobre de que a secretária da Educação Ivaneide Dantas era uma indicação de Anderson Ferreira, ex-prefeito de Jaboatão. De acordo com Raquel, ela conheceu Ivaneide durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos do qual as duas participaram. A tucana ainda afirmou que partiu dela própria o convite diretamente para a secretária participar de sua gestão.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário