Foto: Roberto Soares/Divulgação |
O deputado estadual Antônio Moraes (PP) apresentou à Assembleia Legislativa (Alepe) uma proposta de criação da Frente em Defesa do Desenvolvimento da Mata Norte de Pernambuco, composta por um grupo de parlamentares representantes de municípios da região. A iniciativa visa, principalmente, estimular o desenvolvimento econômico da Mata Norte e ampliar a geração de empregos para a população das cidades que a integram.
De acordo com o deputado, que vai assumir a coordenação-geral do grupo, o objetivo é promover debates, audiências públicas, aprimoramentos na legislação e nas políticas públicas voltadas para a região.
“No apogeu da produção de açúcar e álcool, a Mata Norte era uma região riquíssima, com diversas usinas e engenhos. Hoje, a maioria fechou e temos menos de 10% da quantidade que havia. Isso gerou um desemprego imenso, inclusive porque muitas das pessoas que tinham ido em busca de trabalho permaneceram lá depois que as usinas fecharam, ficando sem ocupação e renda”, afirmou Moraes.
O parlamentar lembrou ainda que na época em que o então governador Eduardo Campos estimulou a formação de um polo industrial em Goiana, a expectativa era de que o desenvolvimento se expandisse para os demais municípios da Mata Norte, o que terminou não se concretizando e a maioria das indústrias migrou para a Paraíba ou pegou o caminho de volta para Itapissuma e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.
“A proposta da Frente Parlamentar, portanto, é retomar esse planejamento, inclusive sugerindo ações efetivas ao governo do estado para soerguer a economia nas cidades da região”, concluiu Moraes.
Fonte: Diário de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário