domingo, 25 de junho de 2023

Convocada 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

23062023 arquivo agencia brasil pessoa com deficienciaA 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi convocada pela Portaria 217/2023 e terá como tema central "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência" e por subtema "Construindo um Brasil mais Inclusivo". Os Municípios têm até 31 de outubro para fazer as conferências municipais.
Suspensa há sete anos, a Conferência teve a última edição realizada em 2016 pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal. Segundo a portaria, o evento ocorrerá em julho de 2024, em Brasília.

Cabe destacar que os debates devem ser estruturados em torno dos cinco eixos temáticos, sendo: I - Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; II - Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; III - Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; IV - Cidadania e Acessibilidade; e V - Os desafios para a comunicação universal.

O cronograma do processo conferencial seguirá as seguintes datas:
- 1º de julho a 31 de outubro: Conferências municipais.
- 1º de fevereiro a 30 de abril de 2024: Conferências estaduais e do Distrito Federal.
- Até 20 de maio de 2024: Recebimento de todas as propostas das Conferências Estaduais e do Distrito Federal pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).
- Julho de 2024: V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) salienta a importância do processo conferencial, dado o papel fundamental na construção, implementação e promoção das políticas públicas, tendo como compromisso e finalidade a ampla participação social, garantindo o protagonismo dos representantes do governo e da sociedade civil para mapear e elaborar estratégias de modo a combater às desigualdades e a todos os tipos de discriminação.

As informações sobre a Conferência podem ser consultadas no site do Conade.

Fonte: Da Agência CNM de Notícias.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário