sexta-feira, 23 de junho de 2023

Partidos se organizam para eleições de 2024

 

Os partidos políticos já iniciaram a corrida para às eleições municipais de 2024. É lógico que às atenções se voltam para duas legendas específicas: PSDB e PSB, mas tanto em um campo quanto no outro as demais legendas também buscam um espaço maior na política pernambucana. O grande desafio, no entanto, é exatamente para estas duas. Uma, o PSDB, conquistou o comando do executivo estadual do estado em 2022. Assim, o natural é que haja um crescimento nas prefeituras do interior por se tratar do partido da governadora.

Já o PSB, partido do prefeito João Campos é hoje a maior legenda de oposição no estado mas irá para a campanha com um grande desafio: desde 2008, a legenda disputa nos municípios tendo o apoio do Governo de Pernambuco. Após dezesseis anos no poder, o PSB voltará a disputar nos municípios dessa vez sendo oposição a quem está no Palácio das Princesas. Este é sem dúvida alguma o grande desafio do PSB: pelo menos manter o número atual de prefeituras sobre o seu comando.

Já o PT tem uma missão para a eleição municipal de 2024: vencer a barreira e a resistência do interior. Hoje, a maior Prefeitura que a legenda comanda é Serra Talhada. Por lá, o PT está no poder desde o ano de 2012 quando Luciano Duque foi eleito. Em 2020, Márcia Conrado foi eleita também pela legenda petista. O senador Humberto Costa já disse reiteradas vezes que quer o PT disputando na maioria das cidades, principalmente as que tem segundo turno. A legenda que conseguiu nos governos Lula força para crescer em estados como Bahia, Ceará, Sergipe, não conseguiu repetir o feito em Pernambuco. Para se ter uma ideia, o PT nunca conseguiu sequer emplacar um vice-governador da legenda. 

Outra legenda que também está de olho nas próximas eleições municipais é o MDB, que tem hoje o senador Fernando Dueire e a deputada federal Iza Arruda além da liderança política do prefeito Paulo Roberto, de Vitória de Santo Antão. O grupo da deputada Iza Arruda quer ampliar ainda mais os espaços lançando nomes em cidades do agreste, zona da mata e região metropolitana. Já o senador Fernando Dueire trabalha para cacifar o seu nome também para a disputa de 2026 quando tentará renovar o seu mandato de senador. No momento, Dueire está substituindo Jarbas Vasconcelos que se encontra de licença médica, mas não esconde o desejo de pleitear uma das vagas em jogo em 2026. 

Expectativa

O PT deve investir muito no crescimento da legenda agora em 2024. Pernambuco é um estado lulista, mas ainda não pode ser considerado um estado petista embora hoje o partido tenha duas cadeiras no Senado Federal oriundas de Pernambuco. Tanto Humberto Costa quando Teresa Leitão foram eleitos em cima de um discurso de defesa do presidente Lula. 

Partidos pesados

As dificuldades para o PT nas cidades pequenas e do interior do estado são frutos do histórico do partido que levanta a bandeira da esquerda nacionalmente. Isso faz com que muitos candidatos a prefeito ou prefeita que desejariam disputarem pela legenda optem por outros partidos para juntarem eleitores tanto de direita quanto de esquerda. "Não é nem tanto resistência ao PT, mas sim o peso eleitoral nos municípios " avaliou um político do interior.

Entrega

A governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de entrega das chaves de 192 unidades habitacionais do residencial Severino Quirino, em Caruaru. O empreendimento, localizado no bairro do Vassoural, integra o programa federal Minha Casa Minha Vida - Entidades e recebeu aporte financeiro de R$ 970 mil do Governo de Pernambuco. 

Roda Viva

Por falar na governadora Raquel Lyra, ela estará no programa Roda Viva da próxima segunda-feira (26). Raquel Lyra, do PSDB, é uma das duas únicas mulheres que lideram poderes executivos nos estados e está entre os 10 melhores governadores do país, segundo levantamento atual do Paraná Pesquisas. Com apresentação da jornalista Vera Magalhães, o Roda Viva será exibido a partir das 22h, na TV Cultura, e pelos canais do Youtube.

Seleção

A Prefeitura do Recife está divulgando os editais para seleção de profissionais interessados em concorrer às 185 vagas abertas para coordenadores de unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Saúde. Os pré-requisitos são: já ser servidor público do município (da administração direta, indireta e autarquias), ter nível superior (qualquer formação) e experiência na área pleiteada. 

Até segunda

Tendo em vista os festejos juninos deste final de semana, a nossa coluna só volta na próxima segunda-feira (26). Até lá e boas festas.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário