A governadora Raquel Lyra está ocupando o terceiro cargo eletivo de sua vida, antes foi deputada estadual e prefeita de Caruaru, nas duas ocasiões obteve dois mandatos, antes foi procuradora no primeiro governo Eduardo Campos e secretária de Juventude no segundo.
Na disputa pelo governo de Pernambuco no ano passado, Raquel era a primeira colocada em todos os levantamentos da pré-campanha, perdendo a liderança quando Marília Arraes oficializou sua entrada na disputa. Mas em nenhum momento Raquel deixou as duas primeiras posições, numa evidência clara de que sua candidatura era muito competitiva. Mesmo tendo a menor estrutura dentre os postulantes, com pouco tempo de televisão, poucos recursos financeiros, chegou no dia da eleição com chances reais de ir à segunda etapa.
Infelizmente, a governadora acabou enfrentando um drama pessoal no dia da eleição, a que muitos atribuem sua ida ao segundo turno e consequentemente a vitória sobre Marília Arraes, mas a bem da verdade é que Raquel demonstrou preparo e qualificação para ocupar a maior função do estado desde o início da campanha. No segundo turno isso ficou mais latente, e foi um dos fatores que a colocaram no Palácio do Campo das Princesas.
Ontem, ao lançar o Juntos Pela Educação, um programa que garantirá R$ 5,5 bilhões de investimentos numa área que avançou muito nos últimos anos em Pernambuco, mas que ainda há um longo caminho a ser percorrido, a liderança, o preparo e a dedicação da governadora ficaram mais latentes, tanto no discurso, como também no contato com a população.
É cedo para afirmar que Raquel Lyra será uma liderança política de dimensão nacional, mas os predicados apresentados por ela denotam que a cada dia que se passa ela está construindo uma identidade e um caminho próprio, fazendo jus ao histórico fato de ser a primeira mulher a governar Pernambuco, e uma coisa fica cada vez mais clara: de que ela não chegou ao maior cargo do estado gratuitamente, chegou por méritos pois se preparou para isso, podendo consolidar a confiança que os pernambucanos lhe deram nas urnas fazendo um governo de entregas e realizações, que coloca as pessoas como o centro de suas ações e estratégias.
Ações – Dentre as ações apresentadas pela governadora Raquel Lyra no Juntos Pela Educação estão a criação de 60 mil vagas para educação infantil (creche e pré-escola), 32 novas escolas em tempo integral municipais, 15 novas escolas técnicas, 36 novas escolas em tempo integral, 33 mil vagas na educação profissional técnica, 34 mil vagas para o ensino de jovens e adultos, 500 novos ônibus escolares, dentre outras medidas que irão melhorar a educação de Pernambuco.
Articulação – Mais uma vez o Republicanos foi decisivo na votação de matérias importantes para o Planalto. Na última quarta, durante votação da MP da reestruturação dos ministérios, o partido deu 35 votos favoráveis dos seus 44. Aliado de Lula, Silvio Costa Filho atuou fortemente para garantir os votos. Anteriormente, Silvio e o partido já tinham ajudado o Governo na aprovação do arcabouço fiscal.”
Lamentável – O secretário de Governo da prefeitura do Recife, Aldemar Santos, ao participar de encontro da Frente Nacional de Prefeitos em João Pessoa, sofreu um lamentável caso de racismo. Ele colocou em suas redes sociais o episódio, e afirmou que isso é cada vez mais corriqueiro. Racismo é crime e precisa ser combatido diariamente, bem como punido com os rigores da lei.
Inocente quer saber – Qual será o próximo grande anúncio da governadora Raquel Lyra?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário