A vinda do ex-presidente Lula a Pernambuco era muito esperada pela campanha de Marília Arraes. O ato foi grandioso e deu um reforço para a candidata do Solidariedade em busca de virar o jogo contra a sua adversária Raquel Lyra. Porém, o que poderia ser um dia de total protagonismo da postulação de Marília, acabou sendo ofuscado pela movimentação de Raquel, que conquistou o apoio de dois importantes partidos.
O Podemos do deputado federal Ricardo Teobaldo, que foi bastante incentivado a declarar voto em Marília Arraes, uma vez que havia apoiado sua candidatura no segundo turno do Recife em 2020, formalizou o apoio a Raquel Lyra em ato bastante prestigiado na sede do partido com a presença de lideranças políticas ligadas ao parlamentar.
Enquanto o PP do deputado federal Eduardo da Fonte, que integrou a Frente Popular e ensaiou uma aliança com Marília ainda no primeiro turno, reuniu 25 dos 26 prefeitos, os quatro deputados federais e os oito deputados estaduais eleitos para um grande ato em apoio à candidatura de Raquel. A chegada do PP garante capilaridade a tucana em todas as regiões do estado.
Esses movimentos foram bem calculados pela campanha de Raquel Lyra que sabia da importância da vinda de Lula para o projeto de Marília Arraes e precisava de um contraponto inteligente e eficiente nesta reta final da eleição, uma vez que a chegada de Lula seria a grande jogada para a campanha de Marília. Os próximos levantamentos eleitorais medirão o efeito de da visita de Lula em favor de Marília e os apoios partidários obtidos por Raquel.
Gigante – A visita do ex-presidente Lula a Pernambuco literalmente parou o Recife. Foi um ato político grandioso, a altura de uma liderança popular da magnitude do petista. Lula reuniu milhares de pessoas que foram prestigiá-lo. A expectativa petista é que Lula atinja 70% dos votos válidos em Pernambuco.
Apoio – O deputado federal eleito Guilherme Uchoa Júnior (PSB) foi mais um político a declarar voto em Raquel Lyra (PSDB). A relação entre o ex-presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, e Raquel, quando foram deputados juntos pesou na decisão do socialista.
Sem conhecimento – Chamou a atenção a fala do ex-presidente Lula em sua visita, que afirmou não ter o que falar sobre Raquel Lyra por nao conhecê-la. A declaração de Lula foi comemorada pela campanha tucana, uma vez que um tom mais hostil do petista poderia trazer prejuízo pra Raquel.
Waldemar Oliveira – A votação obtida pelo deputado federal eleito Waldemar Oliveira foi uma grande demonstração do grupo, que neste segundo turno tenta eleger Sebastião Oliveira vice-governador na chapa de Marília Arraes. Filiados ao Avante, Sebastião e Waldemar poderão integrar o mesmo partido de Marília, haja vista que está em negociação uma fusão ou formação de bloco com o Solidariedade.
Inocente quer saber – A vinda de Lula fará Marília Arraes ter um crescimento robusto nas pesquisas?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário