Dono de uma hegemonia que durou dezesseis anos em Pernambuco, o PSB não conseguiu levar seu candidato Danilo Cabral ao segundo turno da disputa pelo governo estadual, que ficou na quarta colocação. Apesar disso, o PSB teve papel determinante no âmbito nacional quando levou o seu tempo de televisão para Lula e indicou Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente.
Aqui em Pernambuco, a forte capilaridade da Frente Popular entre prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e lideranças políticas em geral, garantiu a Lula mais de 65% dos votos válidos no primeiro turno e foi determinante para que Teresa Leitão fosse eleita senadora da República. Para o segundo turno, o PSB segue engajado para ampliar a votação de Lula para pelo menos 70% dos votos válidos no próximo domingo.
Caso Lula se eleja presidente no próximo domingo, o PSB terá um papel importante na governabilidade, pois além de ter o vice-presidente da República, deverá ocupar algum ministério. O partido tem a ascendência de Pernambuco na hegemonia do comando nacional, o que aumentam as possibilidades de um socialista pernambucano chegar à Esplanada dos Ministérios, cujo nome natural seria o do governador Paulo Câmara, que abdicou de disputar o Senado em prol da unidade entre PT e PSB em Pernambuco.
Comandando a prefeitura do Recife, independente do resultado que der sobre Marília Arraes no próximo domingo, o PSB terá prioridade da reeleição de João Campos, e naturalmente a relação com o PT deverá ser fortalecida. Além de o PT provavelmente passar a integrar a gestão socialista no Recife, os dois partidos deverão caminhar juntos em 2024 para manter a hegemonia da esquerda na capital pernambucana, o que reforçará os laços políticos entre as duas legendas e naturalmente dará um ponto de partida para que a Frente Popular busque retomar sua hegemonia no estado num futuro próximo.
Quebrando tabus – Se no próximo domingo o ex-presidente Lula for eleito para o terceiro mandato, será o primeiro político a governar o Brasil por três vezes numa democracia. Lula também estará acabando com a escrita de que todos os presidentes com direito a reeleição e que foram para a disputa lograram êxito, pois Bolsonaro seria o primeiro a tentar e não conquistar o segundo mandato.
Convergência – Vários institutos de pesquisa convergiram para um número de 53% das intenções de votos válidos para Lula contra 47% de Jair Bolsonaro. O Datafolha foi um deles. Pela margem de erro, a vantagem poderá oscilar entre dois e dez pontos para o ex-presidente Lula. Neste sábado haverá nova rodada de pesquisas como o próprio Datafolha e o Ipec.
Debate – Todas as atenções se voltam para o último confronto entre o atual presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula. Eles estarão frente a frente no debate da Globo. Por ser a emissora de maior audiência do país, a presença dos dois líderes políticos deverá gerar forte engajamento nas redes sociais para o arremate final no próximo domingo, quando o Brasil irá às urnas para eleger o seu presidente.
Inocente quer saber – Quem venceu o debate da Globo entre Raquel Lyra e Marília Arraes?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário