quinta-feira, 27 de outubro de 2022

PP e PSB fortalecidos para a mesa diretora da Alepe

 

Foto: Divulgação

Donos das maiores bancadas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, PP e PSB elegeram no primeiro turno oito e quatorze deputados estaduais, respectivamente, perfazendo um total de vinte e dois parlamentares. Adversárias no segundo turno, Marília Arraes e Raquel Lyra têm em comum o fato de seus respectivos partidos, Solidariedade e PSDB, terem elegido apenas três deputados estaduais cada, o que exigirá da governadora eleita uma necessidade de formar maioria.

Liderado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, o PP desponta com maiores chances de emplacar a presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco, caso Raquel Lyra seja eleita no próximo domingo. Um nome considerado ideal pelo partido é o do deputado Antônio Moraes, decano da Casa Joaquim Nabuco. Há em curso também uma tentativa de fazer uma dobradinha com o PSB no sentido de o partido indicar o deputado eleito Dannilo Godoy para a primeira-secretaria.

No caso de vitória de Marília Arraes em vez de Raquel, as chances de o PP emplacar o presidente diminuem, mas igualmente o partido terá força eleitoral para designar o eleito para o posto apoiando um parlamentar de outra legenda.

O deputado federal Eduardo da Fonte saiu muito fortalecido das urnas quando o seu partido elegeu quatro deputados federais e oito deputados estaduais e com isso deverá exercer forte protagonismo na política pernambucana nos próximos anos, sobretudo na própria Alepe em caso de vitória de Raquel Lyra no próximo domingo por ter declarado apoio à tucana no segundo turno.

Silvio Costa Filho – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), que foi reeleito com expressiva votação para a Câmara dos Deputados, se integrou completamente à campanha de Marília Arraes. O parlamentar conseguiu levar diversos aliados para a campanha do Solidariedade e acredita numa vitória no próximo domingo.

Engajado – Candidato do União Brasil no primeiro turno, Miguel Coelho cumpriu agenda ao lado de Raquel Lyra em Carpina e Surubim. O ex-prefeito de Petrolina está completamente engajado para levar Raquel ao Palácio do Campo das Princesas no próximo domingo.

Contraponto – O deputado federal Wolney Queiroz (PDT), adversário de Raquel Lyra em Caruaru, tem feito duras críticas à tucana sobre a gestão que realizou na principal cidade do interior de Pernambuco. Wolney tem sido uma importante voz no palanque de Marília Arraes em busca de uma virada no próximo domingo.

Força – O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) saiu das urnas com mais de 85 mil votos. Ex-secretário de Turismo de Paulo Câmara, Rodrigo consolidou-se como uma das principais lideranças do PSB de Pernambuco. No segundo turno, Rodrigo tem atuado diretamente para ajudar a eleger Raquel Lyra governadora.

Expectativa – Todas as atenções estão voltadas para o último confronto entre Marília Arraes e Raquel Lyra no debate da Globo. O encontro acontece logo mais nesta quinta-feira a partir das 22 horas e promete ser decisivo para o desfecho da eleição no próximo domingo.

Inocente quer saber – A denúncia envolvendo a veiculação da propaganda de Jair Bolsonaro terá algum efeito prático?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário