sábado, 29 de outubro de 2022

Quem Pernambuco vai escolher para ser a 1ª governadora eleita da história?

 

Eis que chegamos a véspera da eleição onde a mulher teve um protagonismo histórico. Os pernambucanos foram às urnas e elegeram no dia 2 a primeira mulher senadora pelo Estado, Teresa Leitão (PT), com uma votação expressiva. Ainda neste dia, Pernambuco optou em levar ao segundo turno duas mulheres: Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SD).

Amanhã mais uma vez os pernambucanos voltarão às urnas para definirem quem será primeira mulher a governar o Estado pela força do voto. De um lado, Raquel Lyra com todo seu currículo de advogada, delegada federal, procuradora, secretária de Edaurdo Campos e prefeita de Caruaru por duas vezes. Do outro, Marília Arraes também advogada, ex-vereadora, secretária no Recife, deputada federal, ex-candidata à prefeita da capital em 2020 e agora candidata ao Governo após ser preterida pelo PT em 2018. Suas trajetórias expressam suas experiências para governar o Estado. 

Numa campanha onde as propostas ficaram em segundo plano e os apoios de Paulo Câmara e Jair Bolsonaro tomaram o protagonismo dos debates amanhã será o dia para aferir se as estratégias de comunicação e marketing deram certo, além da política. Portanto, indepentemente quem sair vitoriosa terá a missão de pacificar o estado e aclamar os ânimos após uma eleições eletrizante com tantos nomes fortes no páreo no  1º turno e um clima de confronto no segundo tempo.

DEBATE A FLOR DA PELE - Numa eleição que será definida num detalhe, os ex-presidente Lula (PT) e o atual Bolsonaro (PL), entraram no debate da TV Globo, ontem, como num verdadeiro ringue de MMA. Ambos se apresentaram muitos nervosos. Nem o experiente líder petista que participa de debates desde a redemocratização não conseguiu conter o nervosismo, já o presidente manteve seu jeito descompensado de ser. Em suma, foi um debate pobre de propostas, recheado de farpas e nervos a flor da pele.

DE OLHO NA ALEPE - Um grupo de 18 deputados estaduais eleitos e reeleitos se reuniram ontem para iniciarem as primeiras tratativas sobre a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O grupo foi capitaneado pelos deputados Álvaro Porto e Rodrigo Novaes. Do outro lado, o PP se movimenta fortemente para apresentar o nome do deputado Antônio Moraes que atrai apoios de diversas siglas. Essas movimentações só ganharão força com a definição da governadora neste domingo.

RÁPIDAS

CARPINA DE DIREITA - Com a presença do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado e dos deputados Coronel Meira e Alberto Feitosa uma grande carretara foi realizada em Carpina, na Mata Norte, com apoiadores do presidente Bolsonaro na região. Em 2018, ele venceu na cidade e agora estão trabalhando para sair vitorioso nas urnas neste domingo na cidade.

CONFIANTE NA VIRADA - Membros da coordenação da campanha da candidata Marília Arraes (SD), ainda confirmam numa virada na eleição. Para eles, o efeito Lula se dará agora e a força de Arraes serão fundamentais para esse movimento. “Sem falar que a nacionalização do debate e a neutralidade de Raquel ficaram claros”, avaliou fonte em reserva.

VANTAGEM E TABUS - As últimas pesquisas divulgadas apontaram uma vantagem considerável para a candidata Raquel Lyra (PSDB) na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas. Se isso se confirmar neste domingo, a tucana entrará para a história quebrando vários tabus: primeira mulher eleita governadora, única vinda do interior e formando uma chapa com uma vice também mulher. Além de serem filhas de dois ex-governadores João Lrya Neto e Gustavo Krause.

PINGA-FOGO: As urnas refletirão as pesquisas divulgadas ou repetirá a discrepância do primeiro turno?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário