segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Sob o comando de duas mulheres

 
Foto: Américo Nunes

A partir de 1º de janeiro de 2023 Pernambuco será comandado por duas mulheres: Raquel Lyra foi eleita governadora e Priscila Krause sua vice, numa campanha histórica em que tivemos duas mulheres disputando o Governo. Teremos da mesma forma uma senadora representando os interesses de Pernambuco em Brasília que é a atual deputada estadual Teresa Leitão. Pernambuco deu uma demonstração de unidade que fazia tempo que se via na política estadual em torno do nome de Raquel. Vitoriosa, Raquel passou por diversos perrengues durante este mês de outubro iniciando com a perda de seu esposo e companheiro de anos, Fernando Lucena. 

Não bastasse isso, foi vítima de umas das campanhas mais baixas e mesquinhas e mentirosas de sua adversária derrotada nas urnas ontem. Os ataques foram dos mais baixos possíveis e o pior foi que partiu de outra mulher. Raquel Teixeira Lyra Lucena foi prefeita de Caruaru por dois mandatos, sendo eleita em 2016 e reeleita em 2020. Antes, advogada, delegada, procuradora,duas vezes deputada estadual recebeu a incumbência de suceder Paulo Câmara que encerra o mandato em 31 de dezembro.

Raquel Lyra terá ao seu lado Priscila Krause. Priscila Krause Branco é jornalista e política brasileira, ex-vereadora do Recife e deputada estadual do estado de Pernambuco. É filha do também político, ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife, Gustavo Krause.

A campanha da agora governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), teve seus altos e baixos não apenas no campo político mas também pessoal. Muitas pessoas que chegaram a aderir ao seu projeto político no início do ano a deixaram optando por Marília ou outro adversário. Alguns deles chegaram a se unir novamente no segundo turno. Raquel e Priscila dão um ensinamento ao povo de Pernambuco que jamais será esquecido: política se ganha com projetos e com discussão de ideias e não mais com nacionalização por sermos um Estado livre e que já entende muito bem que o presidente é apenas mais um servidor público da nação.

Números - Raquel Lyra obteve 58,70% dos votos válidos que correspondeu a 3.113.415 votos. Marília Arraes obteve 41,30% dos votos válidos que correspondeu a 2.190.264 votos. Uma diferença de 923. 151 votos.

Lula - Pela terceira vez, Lula volta ao comando da nação brasileira. Numa eleição acirradíssima, o pernambucano voltará a comandar o país que esteve à frente entre os anos de 2003 e 2010 quando deixou o comando do Governo com quase 80% de aprovação. A governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) parabenizou o presidente eleito e disse que irá procurá-lo para buscar recursos para o Estado.

Transição - O governador Paulo Câmara que votou ontem pela manhã, disse que a nova governadora herdará um Estado organizado e se colocou à disposição para ajudar na transição de governo. "Vamos entregar um Estado organizado, que pode fazer a diferença para a mudança que desejamos. Ainda temos muito o que fazer até o fim do ano, mas continuarei à disposição para trabalhar sempre como for necessário para ajudar Pernambuco e o Brasil" disse o governador.

Gesto de Grandeza - O deputado estadual Tony Gel (PSB) e o seu filho Tonynho Rodrigues deram um gesto de grandeza que é aguardado de um filho natural de Caruaru ao apoiar a candidatura de Raquel Lyra neste segundo turno. O gesto foi reconhecido pelo pai da governadora eleita João Lyra Neto que fez questão de destacar que ambos pensaram como verdadeiros caruaruenses.

Vendeu ilusão - Em nenhum momento do segundo turno a candidata derrotada do Solidariedade, Marília Arraes conseguiu reverter e nem tampouco aproximar-se da tucana Raquel Lyra. Desde a primeira pesquisa do IPEC até a última sempre mostrou o mesmo resultado mesmo com Lula estando em Pernambuco fazendo campanha. 

Deselegância - Tão logo percebeu que estava numericamente derrotada, a candidata Marília Arraes cancelou uma entrevista coletiva para pelo menos agradecer a votação obtida no segundo turno. Lamentável. Nos últimos anos o PSB venceu às eleições e os adversários sempre souberam ter a humildade de reconhecer a derrota.

Reeleitos - Os municípios de Joaquim Nabuco e Pesqueira reelegeram os prefeitos interinos para um novo mandato. Charles Batista (SD) foi reeleito em Nabuco e Bal Mimoso reeleito em Pesqueira. Ambos os municípios tiveram eleição suplementar.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário