Desde junho de 2013 que o Brasil vem experimentando sucessivas manifestações que culminariam no impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e posteriormente na eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018, no dia de ontem nova manifestação, assim como aconteceu em outros anos do governo Bolsonaro, e elas foram extremamente representativas, em especial as que aconteceram em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, as duas últimas com a presença do presidente da República.
No Recife, não foi diferente, a Avenida Boa Viagem reuniu cerca de 100 mil pessoas segundo os organizadores, onde a pauta principal das comemorações do bicentenário da independência foi o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Para o Palácio do Planalto, um ganho substancial, que contrapõe com imagens uma suposta desvantagem do atual presidente nas pesquisas eleitorais.
As imagens, que reforçam a narrativa bolsonarista de que há uma discrepância na captação da realidade eleitoral pelos institutos de pesquisa, dão ao presidente Jair Bolsonaro e aos seus apoiadores justificativa plausível para demonstrar que o atual chefe do Planalto segue competitivo na busca pelo segundo mandato, e os atos poderão ser utilizados pela campanha do PL até o final do primeiro turno onde o presidente tentará fazer frente ao seu principal adversário, o ex-presidente Lula, que tenta voltar ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano.
Teste das ruas – Os candidatos do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco, Anderson Ferreira (governador) e Gilson Machado (senador), aproveitaram as manifestações para fazer um corpo a corpo com os eleitores do presidente no estado. Anderson e Gilson foram muito requisitados para fotos e receberam demonstrações de apoio. Eles tentam, nesta reta final do primeiro turno, vincular o voto ao presidente para aumentar a competitividade de suas candidaturas.
Classe média – Claramente simpática ao presidente Jair Bolsonaro, a classe média do Recife tem intensificado uma relação mais próxima com a candidata do PSDB, Raquel Lyra, na disputa pelo governo de Pernambuco. Aliados de Raquel, Priscila Krause e Daniel Coelho estão tendo papel determinante para que o eleitor deste segmento do Recife possa garantir a ida da tucana ao segundo turno.
Confiante – O ex-deputado Silvio Costa (Republicanos), primeiro suplente de senador de Teresa Leitão (PT), tem absoluta convicção na ida de Danilo Cabral (PSB) para o segundo turno. Ele crê que a reta final do primeiro turno será determinante para garantir a presença do socialista na segunda etapa, e fatores como Lula, prefeitos e deputados da Frente Popular atrelados ao maior guia eleitoral contribuirão para colocá-lo no segundo turno.
Ações – O senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade) anunciou que irá ao TSE contra os atos de 7 de setembro. De acordo com o senador, o TSE terá que apurar suposto abuso da máquina pública por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL). O PT também sinalizou que irá representar o chefe do Planalto na corte eleitoral.
Inocente quer saber – Como virão as pesquisas pós-manifestações de 7 de setembro?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário