quinta-feira, 5 de março de 2020

Marinho visita PE em agenda marcada ainda com Douglas

Douglas Cintra e Rogerio Marinho
Douglas Cintra e Rogerio MarinhoFoto: divulgação
Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho agendou uma visita às instalações da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), para hoje, quando deve desembarcar em Pernambuco. A agenda se dá dois dias após a troca no comando da Sudene ter sido sacramentada no Diário Oficial da União (DOU). Em edição extraordinária do DOU, na última terça-feira, uma portaria nomeou Evaldo Cavalcanti da Cruz Neto para o cargo de superintendente do órgão no lugar do empresário Douglas Cintra, que foi exonerado. Evaldo é neto do ex-prefeito de Campina Grande, Evaldo Cavalcanti da Cruz, e genro do ex-senador Cássio Cunha Lima, que é filiado ao PSDB, assim como Rogério Marinho.
A indicação de Douglas, que passou quase três meses à frente do orgão, passou pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, e pela bancada de deputados federais de Pernambuco. Para marcar a programação de hoje, o ministro não chegou a entrar em contato pessoalmente com Douglas Cintra, que explica ter sido comunicado após sua secretária ter sido procurada pela secretária do ministro, ainda na terça-feira, para falar do compromisso. O contato pessoal dos dois acabou sendo breve: cumprimentaram-se no dia da posse e ficaram de marcar nova conversa, o que acabou não ocorrendo. Indagado sobre a agenda de Marinho em Pernambuco, Douglas disse ter tomado ciência de que a ideia do ministro era conhecer a estrutura da Sudene. Além da Sudene, no entanto, a CBTU é outro orgão que está sob o guarda-chuva do Desenvolvimento Regional e também há uma expectativa de que o ministro possa passar pelo Metrô do Recife. No último dia, uma colisão entre duas composições gerou cobranças ao Governo Federal.

Fala, Douglas!
Diante de rumores de que a exoneração de Douglas Cintra teria a ver com apoio já dado ao PT, o empresário realça que "trabalhou, desde o 1º turno, pela eleição do presidente Jair Bolsonaro". E emenda: "Acredito até que não tenha sido isso, porque não faria sentido". Douglas avalia que pode ter se tratado de uma "decisão pessoal" do ministro, que assumiu recentemente, "de querer montar sua equipe".
Desencontro > Assim que Rogério Marinho assumiu, Paulo Câmara, à coluna, informou que iria procurá-lo. Não conseguiu e não estará no Recife, hoje, quando o ministro visita a Sudene. Cumpre agenda em Salgueiro ao lado do secretário Dilson Peixoto.
Sem... > Primeiro-secretário da Alepe, Clodoaldo Magalhães, à coluna, quebrou o silêncio sobre a licitação para renovação de contrato de locação de veículos, que vem gerando polêmica, dado
o custo anual, estimado em R$ 6,8 milhões.
...recuo... > Segundo Clodoaldo, "não houve recuo da Assembleia Legislativa" em relação ao tema. A licitação, segundo ele, "está válida, mas está adiada". Ele explica que os carros se destinam não só a deputados, mas às demandas administrativas de gabinetes, auditoria, ouvidoria, procuradoria, TV Alepe...
...da Alepe > Clodoaldo frisa haver imposição legal de abertura de processo de sondagem de mercado diante da antiguidade do contrato. E sublinha que o número da frota descrito no processo é estimado, afirmando que raramente o número previsto é usado pela Casa, visa apenas a não ensejar novos processos licitatórios.
Líder > Como a coluna antecipara, o deputado Wolney Queiroz, presidente do PDT-PE, foi eleito novo líder da bancada da sigla na Câmara Federal. 
Fonte: Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário