terça-feira, 31 de março de 2020

Orientações para equipes da assistência social em ações contra a Covid-19

Cras prefeitura de maceioA Confederação Nacional de Municípios (CNM) reuniu orientações, com base nas normativas federais, para as ações de equipes da assistência social durante o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é auxiliar os profissionais nas medidas emergenciais de prevenção ao contágio. O documento está disponível aqui e na Biblioteca-online da entidade.
São exemplos de ações sugeridas: unificar ponto de atendimento para o Cadastro Único e demais serviços socioassistenciais, garantir proteção aos profissionais da área com materiais de higiene e equipamentos de proteção individual (EPIs), além de trabalho remoto quando possível, e suspensão temporária de alguns serviços, como visitas domiciliares.
Sobre recursos financeiros, o documento cita a importância de reorganizar o plano orçamentário a fim de poder utilizá-los nos chamados benefícios eventuais. As recomendações tratam ainda de Unidades de Acolhimento Institucional, do atendimento a comunidades tradicionais, dos cuidados com as pessoas idosas e as que vivem em situação de rua e das ações coordenadas com os órgãos de defesa civil.
Para ver todas as orientações, acesse o material completo.
Coronavírus
Para auxiliar a gestão municipal no enfrentamento ao novo coronavírus, a CNM lançou a campanha Municípios contra o coronavírus, a prevenção está nas suas mãos. O portal da iniciativa reúne documentos e informações de diferentes frentes, como as recomendações e os dados disponibilizados pelo governo federal, as legislações pertinentes e as orientações aos gestores.
Foto: Prefeitura de Maceió-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário