quinta-feira, 26 de março de 2020

A dicotomia entre o combate ao coronavírus e a economia

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em cadeia nacional ocorrido na última terça-feira defendendo a retomada à normalidade dividiu opiniões. Parte dos seus eleitores referendaram suas posições, enquanto seus opositores, naturalmente, fizeram duras críticas à fala do presidente.
O fato é que a roda da economia depende do seu funcionamento para manter o país em movimento, pois é através das transações comerciais que os impostos são arrecadados e os entes federados, como municípios, estados e a união, conseguem cumprir suas obrigações com saúde, educação, segurança, dentre outros.
Manter o país completamente parado pode ter sua eficácia contra o coronavírus, porém os estados e municípios, que dependem de FPE, FPM, ISS e ICMS para seu pleno funcionamento, pode ser devastador para a economia, e trazer consequências ainda mais prejudiciais, pois uma hora faltará dinheiro aos entes federados para tratar da população, que terá um desemprego ainda maior, que necessitará ainda mais da mão do estado e consequentemente teremos uma explosão dos problemas sociais que já não são pequenos em nosso país.
Ainda não se sabe qual medida será tomada, mas é razoável avaliar que nem podemos ficar com o lockdown, ou seja, com tudo fechado para evitar o coronavírus, nem podemos voltar a uma normalidade como se a doença não existisse. Caberá às nossas autoridades constituídas encontrar um denominador comum que possa manter o controle do coronavírus sem deixar a economia completamente paralisada.
Sem teletrabalho – A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido do governador do Distrito Federal de imposição ao Poder Executivo federal de teletrabalho aos servidores federais lotados em Brasília. Segundo a ministra, a Constituição prevê a autonomia dos entes federados para cuidar do regime de trabalho de seus servidores.
Conselho – Germana Laureano tomou posse, nesta terça (24), como presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPGC). A cerimônia foi virtual, com assinatura do termo de posse de forma eletrônica.
Macaparana – Em Macaparana, na Mata Norte, o prefeito Maviael Cavalcanti criou uma barreira sanitária nas entradas do município a fim de combater o coronavírus, com cadastramento, avaliação e instrução de pessoas que chegam ao município.
Desistência – Diante da pandemia do coronavírus, o ex-deputado estadual José Maurício (PP), que é secretário-executivo da Casa Civil, anunciou a desistência de disputar a prefeitura de João Alfredo este ano.
Prazos – O ministro da Economia, Paulo Guedes, já trabalha com o cenário de volta gradual da normalidade no dia 7 de abril. No Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella já quer voltar à normalidade, parcialmente, nesta sexta-feira.
Inocente quer saber – Como virão as próximas parcelas do FPM e do FPE depois da crise do coronavírus?
Fonte: Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário