quarta-feira, 25 de março de 2020

Mandetta não deve seguir recomendações de Bolsonaro

Marcello Casal Jr/Agência BrasilMarcello Casal Jr/Agência Brasil
O Democratas (DEM), partido do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acredita que o representante da pasta não deve seguir as instruções dadas por Jair Bolsonaro, na noite da última terça-feira (24), durante pronunciamento nacional. De acordo com o colunista da Época, Guilherme Amado, o partido acredita que Mandetta manchará sua história como médico e parlamentar caso ceda as recomendações anti-científicas e arriscadas dadas pelo presidente.
Bolsonaro usou o espaço televisivo para, entre outras declarações polêmicas, criticar as ações dos governadores no combate ao novo coronavírus. Ele também atacou a imprensa e chegou - novamente - a chamar a pandemia de “gripezinha”, sugerindo que toda a população voltasse a “normalidade”. Para o chefe de Estado, apenas os idosos - considerados grupo de risco, é que devem permanecer em quarentena. 
 Ainda de acordo com o colunista da Época, nas palavras de um dos principais líderes do partido, Mandetta iria contra sua honra pessoal, se seguisse as recomendações do presidente. Mais cedo, Bolsonaro anunciou, na porta do Palácio da Alvorada, que irá pedir ao Ministério da Saúde que recomende o isolamento apenas para pessoas em grupos de risco ou já contaminadas. Para o DEM, caso a determinação seja cumprida, o partido defende que Mandetta deva recusar colocá-la em prática e, se não for compreendido, deve pedir demissão.
Especulações
A possível demissão do Ministro parece tão palpável - dado o histórico do presidente da República, que o nome de Mandetta chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter. Apesar da comoção entre os internautas, inclusive da deputada Janaína Paschoal, sobre o destino do gerente da pasta, ainda não há notícias oficiais sobre a saída ou não do cargo.
Segundo Amado, o DEM espera que Mandetta tente permanecer no cargo sem resvalar para “o radicalismo irresponsável de Bolsonaro”, o que até mesmo na opinião da sigla sabe-se ser uma tarefa difícil.
Fonte: Leia Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário