segunda-feira, 11 de setembro de 2023

PT e PSB convergem para entendimento

 

Foto: Ricardo Stuckert

Na disputa de 2020, PSB e PT foram ao segundo turno, cujo resultado acabou favorável a João Campos. Depois os dois partidos reaproximaram-se e caminharam juntos na disputa de 2022. Logo em seguida, o PT enfim entrou na gestão socialista ocupando duas secretarias, mas os laços entre os dois partidos ainda precisavam de ajustes.

E esses ajustes começaram a serem feitos com alguns encontros importantes entre o prefeito João Campos e lideranças do PT, a exemplo dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, e do presidente Lula durante uma parada técnica no Recife. Nos bastidores, a avaliação tanto de socialistas quanto de petistas, é de que os dois partidos caminharão juntos em 2024 na busca pela reeleição de João Campos.

O formato de participação do PT na aliança com o PSB ainda não está sacramentado. Se fala em o partido indicar o vice de João Campos, mas há quem afirme que isso não é prego batido e ponta virada, e que o PT poderá apoiar João sem necessariamente indicar o vice, desde que as costuras de 2024 em outras capitais importantes levem em consideração a importância da aliança entre os dois partidos, a exemplo de Rio de Janeiro e São Paulo.

Esse entendimento no Recife é extremamente relevante porque no primeiro turno de 2020, as candidaturas do PT e do PSB tiveram quase 60% dos votos válidos, ou seja, basicamente o que Lula teve no segundo turno na capital pernambucana. A unificação do campo de esquerda em torno de João Campos fundamenta a tese de vitória em primeiro turno, pois o prefeito iria para a disputa com uma ampla frente política em torno do seu projeto.

Prestígio – O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), deu nova demonstração de prestígio entre os pares ao reunir vários parlamentares na Missa do Vaqueiro de Canhotinho. Além dos deputados federais André Ferreira e Guilherme Uchoa Junior, marcaram presença os deputados estaduais Abimael Santos, Gustavo Gouveia, João de Nadegi e Mário Ricardo.

PAC – A governadora Raquel Lyra participa, junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, do evento que vai detalhar as obras prioritárias do Novo PAC em Pernambuco. Na cerimônia, que acontece nesta segunda-feira, às 10 horas, serão explanadas as obras no Estado que entrarão nos investimentos do programa federal.

Canal do Fragoso – Já no período da tarde, às 15 horas, a governadora e o ministro visitam um trecho em obras do Canal do Fragoso, em Olinda. O canal foi incluído no PAC com cerca de R$ 130 milhões para as obras da sua quinta e última fase, que serão licitadas em breve pelo Governo do Estado.

Impasse – O deputado federal Túlio Gadelha (Rede Sustentabilidade) tenta convencer a federação com o PSOL para lançá-lo na disputa pela prefeitura do Recife no próximo ano. O PSOL, por sua vez, quer lançar a deputada estadual Dani Portela na disputa.

Inocente quer saber – Túlio Gadelha deixará a federação para disputar a PCR em 2024?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário