Sob pressão para melhorar a articulação política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu fazer um raio-X dos entraves políticos e administrativos que têm atrapalhado a relação entre o Palácio do Planalto e a Câmara dos Deputados.
Segundo relatos feitos à CNN por auxiliares do governo, o petista deve pedir à equipe ministerial um diagnóstico dos problemas e pretende fazer uma rodada de encontros com líderes partidários para identificar os obstáculos.
A ideia é que o processo tenha início na próxima semana, com foco em partidos como União Brasil, PSD e MDB. A expectativa é que os encontros tenham a participação dos ministros filiados e indicados pelas legendas.
Os partidos do centrão têm reclamado de três entraves: a demora na liberação de emendas parlamentares empenhadas, a falta de inclusão de obras dos redutos eleitorais dos congressistas em programas do governo e a ausência de parlamentares em comitivas ministeriais de inaugurações de projetos.
Em conversas reservadas com a base aliada, Lula reconhece os problemas e tem admitido a necessidade de mudanças. Ele tem ressaltado, contudo, que não atropelará o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política.
O presidente também tem resistido a uma reforma ministerial, mas concorda, caso seja solicitado pelos partidos aliados, fazer mudanças pontuais, em pastas como, por exemplo, Comunicações e Turismo.
Fonte:Blog da CNN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário