No seu segundo mandato de deputado federal, Silvio Costa Filho (Republicanos), tem aí os próximos anos para se preparar para uma disputa majoritária. O parlamentar não esconde de ninguém a vontade de avançar um passo no parlamento e disputar o Senado Federal. Jovem, bem articulado e um político testado por diversas vezes nas urnas, Silvio Costa Filho pode ter em 2026 a oportunidade de buscar um voo mais alto.

O fato é que diferente de 2022, Silvio Costa Filho está atuando na oposição a governadora Raquel Lyra (PSDB) e isso pode ser um empecilho para o parlamentar caso a tucana chegue forte em 2026. Outro caminho para Silvio é fazer o caminho de oposição e se lançar candidato ao Senado na chapa de oposição  a Raquel que pode ser tanto com o prefeito do Recife, João Campos quanto com o senador Humberto Costa.

Mas, caso Humberto queira disputar a reeleição e não o governo? tudo pode acontecer. Se para o senado teremos duas vagas, o projeto de Silvio é no momento conseguir fazer um grande mandato na Câmara Federal para assim poder pleitear a vaga, quando chegar a oportunidade. Até lá, os pés bem no chão. Até porque teremos duas vagas, mas grandes nomes disputando. Além disso, o parlamentar tem como grande missão, preparar o Republicanos para disputar e vencer em diversos municípios pernambucanos e assim sair da eleição com estatura de um projeto majoritário. O partido de Silvio Costa Filho cresceu consideravelmente desde o ano de 2020.

Já estão na lista de prováveis interessados na Casa Alta nomes como Anderson Ferreira, Miguel Coelho, Paulo Câmara, o próprio Humberto Costa, Eduardo da Fonte, Marília Arraes e outros que possam vir a surgir. 

Desafio

O Republicanos conta hoje com um expressivo número de prefeitos que é fruto do trabalho do deputado Silvio Costa Filho. O parlamentar é presença constante nos municípios e isso faz uma diferença enorme tanto para os prefeitos que buscam uma atenção especial como para lideranças políticas que são apoiadas pelo deputado.

RMR

Embora o Republicanos esteja em busca de um espaço ainda maior na política pernambucana, a legenda precisa crescer também na região metropolitana onde no momento conta com apenas uma prefeita: Nadegi Queiroz de Camaragibe. Escolhida pelo prefeito Lupércio, a pré-candidata Mirela vai disputar em Olinda pelo Republicanos.

Destaque 

O prefeito de Arcoverde Wellington da WL deu uma demonstração de força política ao reunir em sua cidade grandes nomes da política pernambucana durante o São João de Arcoverde. Passaram por lá a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o secretário de Turismo Daniel Coelho e o deputado federal Túlio Gadelha. Esses dois últimos inclusive, tem os seus nomes lembrados para concorrer a Prefeitura do Recife.

Coisas do destino

No ano passado, durante a campanha eleitoral, o ex-deputado Marcantônio Dourado rompeu com o PSB e anunciou apoio a candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco. Em outubro, Marília foi derrotada e agora, O ex-deputado com o apoio do PSB irá assumiu o Dnocs que era o único órgão federal que a ex-deputada poderia assumir. Dourado é uma indicação do deputado federal Lucas Ramos e contou com o aval da bancada socialista.

Marília Arraes 

Segundo Lucas Ramos, o nome de Marília Arraes no Governo Lula é uma prioridade do prefeito João Campos, maior líder do PSB em Pernambuco. "Existe muito interesse e atenção por parte do prefeito João Campos em relação a Marília Arraes. Mas já existia uma sinalização de outro nome partindo do próprio partido e a bancada não iria se dividir. A manutenção do nome foi unânime", argumentou Lucas Ramos a Folha.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.