Lula desembarcou ontem em Pernambuco para cumprir uma extensa agenda nas cidades de Goiana, Recife e Paulista. Lula que já governou o Brasil entre os anos de 2003 e 2010, volta a seu estado natal em um momento político muito proveitoso para ele. Eu digo os motivos.
A governadora Raquel Lyra embora pertencente ao PSDB não faz uma oposição ao presidente. Pelo contrário. A postura da tucana tem sido elogiada por ministros e aliados do presidente. Ontem mesmo a agenda da governadora confirmava sua presença nos dois atos ao lado de Lula que acontecem hoje. A atitude de Raquel está sendo comparada com a de Jarbas que governou Pernambuco durante o primeiro mandato de Lula. Naquele ano, o presidente visitou por diversas vezes o estado e o então governador evitava participar de um encontro ao lado de Lula de quem era um ferrenho opositor. De 2007 em diante, com o PSB de Eduardo Campos no comando, Lula passou seu segundo mandato tendo Campos como aliado e mantinha com Lula um tratamento bastante diferenciado de Jarbas.
Além de Raquel, esteve presente também o prefeito do Recife, João Campos que é sem dúvida alguma a maior liderança de oposição hoje. O prefeito do Recife inclusive é líder absoluto nas pesquisas de intenção de votos neste período de pré-campanha e também é motivo de luta pela vaga de vice. O PT não esconde de ninguém que deseja o espaço hoje ocupado por Isabella de Roldão que deve disputar um mandato de vereadora.
Além destes, o senador Humberto Costa que vem buscando protagonismo para o PT de Pernambuco tentando construir uma via alternativa ao PSB e ao PSDB. Costa não esconde de ninguém sua disposição de concorrer ao Governo de Pernambuco em 2026, mesmo sabendo que vai contra uma governadora que será candidata à reeleição.
Embora junte todos que buscam espaço e protagonismo em Pernambuco, Lula está em um verdadeiro mar de rosas em seu estado.
Marília Arraes
A ex-deputada federal Marília Arraes esteve em Jaboatão conversando com lideranças políticas que a apoiaram em 2022 para governadora. A passagem de Marília pela cidade alimentou novamente especulações de que ela pode vir a disputar a Prefeitura da cidade em 2024. Por lá, o cenário hoje é de uma disputa direta entre o prefeito Mano Medeiros e o ex-prefeito Elias Gomes.
Sem Perdão
A informação foi trazida com exclusividade pelo jornalista Edmar Lyra. A deputada Maria Arraes (SD) perdeu a indicação para o DNOCS para o deputado Lucas Ramos (PSB). Segundo a informação, o PT está carregado de mágoas contra a ex-deputada Marília Arraes que era o nome que seria apresentado por Maria.
Humberto Costa
Lula retoma logo mais o Farmácia Popular, lançado em 2004 pelo então ministro da Saúde, Humberto Costa. O senador comemorou nas suas redes sociais. “Os governos Temer e Bolsonaro destruíram o Farmácia Popular, cujo propósito era o de oferecer medicamentos gratuitos ou a baixo custo para as pessoas. Asmáticos, cardíacos, hipertensos, diabéticos, muita gente se valia do programa e se viu abandonada pelo desmonte dele“ pontuou o petista.
Na vice
A passagem de Lula por Pernambuco alimentou especulações sobre a possível formação de chapa tendo o PT na vice do prefeito João Campos, no Recife. O socialista lidera todos os cenários e na maioria deles, vencendo a disputa no segundo turno. A vereadora Liane Cirne e o deputado estadual João Paulo são os nomes lembrados para essa missão.
Rejeitada
A Primeira Turma do Supremo Tribunal (STF) rejeitou, de forma unânime, denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), por corrupção passiva.Os ministros do STF aceitaram contestação dos advogados do alagoano contra denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário