quinta-feira, 1 de junho de 2023

Articulação surte efeito

 

Foto: Renato Alves

Desde que assumiu o cargo em janeiro, a governadora Raquel Lyra tem ido quase toda semana a Brasília para destravar ações e investimentos para Pernambuco. Uma das principais demandas, além naturalmente das obras federais no estado, era a liberação de R$ 3,4 bilhões para investimento através de financiamento com bancos públicos.

Ontem, a governadora começou a colher os frutos de seu incansável trabalho, com a autorização por parte do ministério da Fazenda, para a formalização de um empréstimo com o Banco do Brasil no valor de R$ 900 milhões. O montante deverá cair em breve na conta do estado e servirá para investimentos em infraestrutura e melhoria na gestão pública.

A governadora já deixou claro que tem por objetivo deixar marcas importantes com a execução de grandes obras para Pernambuco, e por isso tem intensificado as articulações junto ao governo federal, que por sua vez já sinalizou que tem por objetivo tratá-la como aliada e mais do que isso, que sua gestão possa ser uma vitrine para todo o Brasil, haja vista que é uma das duas mulheres a governar um estado brasileiro, os outros 25 estados são governados por homens, sendo portanto um instrumento de inclusão e participação feminina na política. Seu sucesso é visto com bons olhos pelo presidente Lula e por seus ministros, que têm estendido tapete vermelho para a governadora e seus projetos em prol de Pernambuco.

Almoço – A governadora Raquel Lyra recebeu no Palácio do Campo das Princesas os deputados do PSDB, Álvaro Porto, Débora Almeida e Izaias Régis, e o ex-tucano Antônio Moraes, filiado ao PP. No cardápio, as discussões sobre os professores que estão em tramitação no legislativo.

Deferência – Após o almoço, já a noite, a governadora se dirigiu à Alepe para participar do lançamento do livro do deputado Antônio Moraes, e fez uma visita de cortesia ao presidente Álvaro Porto, dando mais uma demonstração de deferência e apreço ao legislativo estadual na figura do presidente da Casa de Joaquim Nabuco.

Retomada – Após alguns anos sem funcionamento efetivo, o departamento médico da Alepe, comandado pelo superintendente de Saúde, Wildy Ferreira, foi reinaugurado com a presença do presidente Álvaro Porto e o primeiro-secretário Gustavo Gouveia. Com as novas instalações, o departamento poderá fazer 3.500 atendimentos por mês, oferecendo várias especialidades.

Prestígio – Além da governadora Raquel Lyra, o lançamento do livro Polícia e Política do deputado Antônio Moraes reuniu diversos amigos que foram prestigiar o evento. Moraes é uma unanimidade na Casa de Joaquim Nabuco, não só por ser o decano, mas principalmente por ser uma figura simples e afeita ao diálogo, contribuindo ao longo de toda sua trajetória política com o desenvolvimento de Pernambuco.

Unidade – O Partido Liberal em Pernambuco pode ser o grande protagonista nas eleições do Recife no próximo ano. O clima interno é de união em torno do nome de Gilson Machado para ser o candidato da legenda contra o atual prefeito, João Campos.

Inocente quer saber – O PL lançará Gilson Machado para a prefeitura do Recife em 2024?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário