A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, por unanimidade, um requerimento de audiência pública para ouvir secretários do Governo Raquel Lyra sobre a tramitação de emendas parlamentares. A reunião será realizada no dia 14 de junho e vai ouvir os secretários da Casa Civil, Túlio Vilaça; da Fazenda, Wilson José de Paula, e do Planejamento, Fabrício Marques. Nos bastidores, parlamentares se queixam de um jogo de empurra-empurra nas secretarias estaduais sobre a responsabilidade na liberação das emendas.
“Ela (governadora Raquel Lyra, PSDB) diz que trata tudo com transparência, mas não vejo ela tratar esse assunto com transparência. Ela vem sendo reativa e pouco proativa. É preciso estabelecer normas para que ela possa atender a lei, os municípios e entidades que usam esses recursos para realizar obras e serviços para a população. Se ela se apresenta como mudança, tem que fazer a mudança por completo e não só fazer mudança quando é conveniente” cobrou o deputado estadual Alberto Feitosa (PL), autor do requerimento.
O legislador não descarta judicializar a questão. “É um recurso que não queremos aplicar, mas se ela quiser fazer o enfrentamento, como fez em outros temas, vamos procurar a Justiça.”
Resposta à ofensiva
Ao ser questionada sobre o tema, a governadora Raquel Lyra (PSDB) disse que a gestão está só começando e que há um estoque de R$ 150 milhões em emendas a serem pagas. Segundo ela, historicamente, a execução dos recursos foi baixa. “Estamos recolocando o Estado de pé para permitir que a gente possa honrar as emendas dos deputados. Eles têm recebido informações permanentes sobre isso. Estamos sendo muito transparentes e esse é o meu estilo de trabalhar.”
Fonte:Blog da Folha de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário