O Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2022 tem uma página própria no Portal da Justiça Eleitoral, criada pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar a interação com os profissionais da imprensa de todo o país que desejam divulgar informações sobre o pleito deste ano. O espaço reúne dados sobre a votação, Justiça Eleitoral, regras sobre o funcionamento do CDE e outros elementos importantes para a cobertura da eleição.
Na página do CDE 2022, é possível encontrar o materiais produzidos especialmente para os profissionais de comunicação. Acessando o link, o profissional encontra o Guia das Eleições 2022 para jornalistas, que reúne informações sobre o pleito, estatísticas, resoluções e ferramentas da Justiça Eleitoral. Também está disponível o Guia do Jornalista (perguntas e respostas), onde é possível se informar por tópicos. Além disso, o Glossário de TI contém a explicação de termos técnicos sobre tecnologia.
No fim da página, há ainda informações úteis sobre o funcionamento do CDE, telefones da Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE e as redes sociais do Tribunal.
Links importantes
No menu lateral superior da página do CDE Virtual, o jornalista encontra links para páginas dedicadas a assuntos específicos importantes para noticiar o pleito. Em Justiça Eleitoral, é possível visualizar informações sobre a composição da JE, mitos, perguntas frequentes, glossário, linha do tempo e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Já em Identificação Civil Nacional (ICN), o jornalista pode saber mais acerca do programa destinado a identificar todas as brasileiras e todos os brasileiros nas respectivas relações com o Estado e com órgãos privados.
Em Título Eleitoral, há informações sobre o título de eleitor e o público jovem que vota. E em Combate às Fake News, o link leva para a página do Fato ou Boato, dedicada à divulgação de checagens de materiais que circulam na internet, recomendações e conteúdos educativos. Há também um link específico para o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral (PPED).
No campo Segurança, estão dispostas informações sobre biometria, Teste Público de Segurança e urna eletrônica. Em Eleições, há dados gerais sobre o pleito, o que pode ou não pode ser feito no dia da votação e uma página dedicada aos mesários. E no ícone TSE Mulheres, é possível ter acesso a dados sobre a participação feminina nas eleições, leis propostas por mulheres, estatísticas e muito mais.
Por fim, no topo do site, há ainda link direto para a página de Acessibilidade, Transparência e Acesso à Informação.
Fonte :TSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário