segunda-feira, 19 de setembro de 2022

PT optou por Marília e Teresa

 

Uma constatação que tem sido feita nos bastidores diante das últimas pesquisas apresentadas até o momento: o PT optou por Teresa Leitão para o Senado e Marília Arraes para o Senado. Não é o partido em si que tem deixado muito claro que o candidato da aliança nacional é Danilo e nem tampouco de Marília que tem feito um grande esforço para que André de Paula seja eleito senador. Mas, o PT (quando digo PT, são os simpatizantes do partido e eleitores fieis da legenda) parece que não vai seguir com Danilo e nem com André de Paula.

Os números falam por si só: enquanto Marília Arraes navega acima dos 35% em todos os levantamentos divulgados, Teresa Leitão já chegou a casa dos 25%. Isso se deve ao fato de que eleitores entrevistados com tendência de votação de esquerda e que historicamente votam com o PT dessa vez estão fazendo diferente. Dentro do próprio partido existe uma ala batizada de "optei Marília" que tem tirado o sono dos petistas no estado que preferem Marília à Danilo.

"Fica difícil para um eleitor que é esquerdista acompanhar o voto em Danilo. No meio deles é sempre lembrado o voto entusiasmado no processo de impeachment de Dilma no ano de 2016. Da mesma forma, quem vota em Marília tem dificuldade de acompanhar o voto em André de Paula e assim fica mais plausível montar uma chapa paralela com Teresa e Marília" disse uma fonte ao Blog.

Se depender de Marília, o senador será André de Paula a quem tem rasgado elogios e por onde vai pede voto casado. Não bastasse isso, o grupo que defende Marília para o Governo adotou em tom crítico a Teresa Leitão a alcunha de "senadora de Paulo Câmara" tendo em vista que a candidata faz parte da Frente Popular liderada pelo atual governador. O mesmo adjetivo tem sido usado por Gilson Machado. A petista tentou barrar na justiça eleitoral mas de nada adiantou.

Teresa reforça que é a senadora de Lula e que Marília abandonou o PT. Em um tom crítico chegou a dizer recentemente que a eleição de Marília seria um retrocesso para Pernambuco e defende o nome de Danilo para o Governo. Não está adiantando o esforço nem de uma e nem da outra e ao que tudo indica a tendência é de muitos votos em Marília e Teresa que são vistas como mais próximas a Lula.

Voto útil - A candidata do Solidariedade tem criticado alguns concorrentes seus sem nominá-los por não posicionarem na disputa presidencial. O discurso adotado por Marília dá a entender que a candidata prega o chamado voto útil, para resolver a eleição logo no primeiro turno após a mesma atingir percentuais acima dos 40% das intenções de votos válidos.

Cima do muro - Marília já tinha feito o discurso em Joaquim Nabuco de que não adiantava dizer que queria mudar Pernambuco e que tanto faz quem fosse o presidente. "Ver as pessoas passando fome e dizer que tanto faz não dá" disse a candidata defendendo Lula para presidente. A crítica foi indiretamente em cima de Raquel Lyra e Miguel Coelho que querem se separar da nacionalização do debate. "É com time, com pessoas do bem, que não ficam em cima do muro, que vamos mudar o Estado. Tem que ter posição, dizer o projeto de país que defende. E hoje temos o melhor projeto, o do presidente Lula" disse Marília ontem em Lajedo.

Comparação - Não são apenas flores e nem partiu apenas de Marília. Em um vídeo que foi ao ar no guia eleitoral no sábado, de Miguel, o candidato do União Brasil faz uma comparação entre eles e os demais candidatos: Marília, Danilo, Raquel e Anderson. A peça apresenta Miguel como o melhor prefeito de Pernambuco e aponta defeitos dos adversários.

IPEC - Iniciamos a penúltima semana de campanha com a expectativa da nova pesquisa do IPEC que irá ao ar na próxima quarta-feira (21). Diferente das demais, esta pesquisa atinge um público bem maior por ser divulgada pela Rede Globo.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário