Foto: Divulgação
Em pouco mais de um mês de campanha eleitoral, o candidato a governador de Pernambuco Danilo Cabral (PSB) conseguiu quase dobrar seu percentual de intenção de votos. Se comparado o levantamento do Ipec divulgado em 15 de agosto com a pesquisa desta quarta-feira (21), o postulante da Frente Popular saiu de 6% para 11%. Esse crescimento notável não ocorreu com nenhum dos outros postulantes ao Governo do Estado.
Acompanhado do crescimento de Danilo, o instituto detectou uma queda, fora da margem de erro, no número de pessoas que declararam votos em Marília Arraes (Solidariedade). Ela se manteve na liderança da disputa, com 33% das intenções de voto, mas contabilizou cinco pontos percentuais a menos do que no levantamento anterior do Ipec, divulgado no dia 6 de setembro. A margem de erro é de 3%.
O fenômeno pode ter ocorrido devido ao crescimento do socialista, já que os dois disputam a mesma fatia do eleitorado e declaram apoio a Lula (PT). Os ataques feitos pela campanha de Danilo também podem ser pontos determinantes.
Com maior capilaridade, já que conta com o apoio de mais de 100 prefeitos e a maioria dos candidatos a deputado estaduais e federais, o socialista começou a campanha na desvantagem. Até então, ele era o mais desconhecido e entrou na disputa por último, além de nunca ter disputado um cargo para o Executivo.
Nesta reta final também conta a favor de Danilo Cabral o apoio do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Bem avaliado na administração da capital pernambucana, João deve ser uma peça de destaque, já que venceu Marília em 2020.
Ainda segundo a pesquisa desta quarta-feira, quatro candidatos estão empatados numericamente com 11% das intenções de votos. São eles: Raquel Lyra (PSDB), oscilou dois pontos percentuais, Anderson Ferreira (PL) perdeu 1%, Danilo e Miguel subiram 3% no comparativo com a pesquisa divulgada em 6 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00352/2022.
Curtinhas
Economia: Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22/9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que brasileiros consideram a saúde pública como prioridade para o país nos próximos quatro anos. O levantamento foi feito com 2.030 brasileiros com idade superior a 16 anos, entre 16 e 21 de agosto, em todos os estados e no Distrito.
Brasil: Um homem invadiu a casa da ex-companheira no bairro Parque São Pedro, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, capital mineira, e faz o enteado de 7 anos refém desde as 18h dessa quarta-feira (21/9). A mulher, de 25 anos, mãe da criança, fugiu do local com a ajuda de um vizinho.
Proposta: Das oito maternidades propostas para os próximos quatro anos por Miguel Coelho, uma delas será em Serra Talhada. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo candidato ao governo do estado. No total, oito maternidades, cinco hospitais e 12 centros de diagnósticos fazem parte do Plano de Governo de Miguel para descentralizar e interiorizar os serviços de saúde, evitando a transferência de pacientes e gestantes para outras cidades. Além disso, Miguel pretende concluir as obras do hospital de Serra Talhada.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário