ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) no último dia 23 de maio, o ex-deputado Rodrigo Novaes reúne um capital político bastante cobiçado, já que na última eleição, quando foi reeleito para o quarto mandato com expressivos 85 mil votos. Deste montante, Novaes recebeu 31.593 votos em 6 municípios onde contou com o apoio de prefeitos, a saber: (Ibimirim – Welliton), (Petrolândia – Fabiano Marques), (Mirandiba – Dr. Evaldo Bezerra), (Santa Cruz da Baixa Verde – Irlando Parabólica), (Itaíba – Regina da Saúde) e (Bodocó – Dr Otávio), vale registrar também os mais de outros 5.700 votos obtidos em Floresta, sua terra.
Pouco ou quase nada se sabe como Rodrigo distribuiu ou está distribuindo a sua base, o certo é que o agora conselheiro não deve lançar ninguém da família para concorrer à ALEPE nas eleições de 2024, devendo, portanto, optar pela chamada ‘quarentena’ em respeito aos colegas que o ajudaram a chegar no TCE. Quanto as suas bases, nem todas de fato estariam disponíveis, uma vez que surge rumores de que alguns dos seus prefeitos podem lançar familiares como candidatos a deputado estadual, como é o caso do prefeito Fabiano Marques, de Petrolândia, município que garantiu quase 8 mil votos a Rodrigo. A candidatura de um familiar de Fabiano para a ALEPE surge como alternativa para ocupar o vácuo deixado por Novaes no Sertão de Itaparica, região onde os Novaes, Ferraz e Maniçobas se digladiam lutando por cada palmo de espaço político. Além de Fabiano Marques, também ganha corpo a informação de que o prefeito de, Welliton (PC do B), de Ibimirim, no Sertão do Moxotó, também possa lançar um familiar à ALEPE.
CLÁSSICO – O prefeito Sivaldo Albino (PSB) e o ex-prefeito Izaías Régis (PSDB) terão a chance de desempatar o placar na eleição municipal do próximo ano. Em 2016 Izaías, entrai candidato à reeleição, venceu Sivaldo nas urnas. Em 2020 Sivaldo venceu Dr. Silvino, candidato de Izaías à Prefeitura. Agora em 2024, a população de Garanhuns terá a oportunidade de confirmar nas urnas se sente saudade de Izaías ou aprova a gestão de Sivaldo.
VISITA PRESIDENCIAL – O presidente Lula desembarca em Pernambuco nesta semana. A agenda deve contemplar os municípios de Goiana, Paulista e Recife. No primeiro irá visitar a fábrica da Jeep, no segundo deve inaugurar o IFPE, já na capital a expectativa é de que realize o relançamento do Programa Farmácia Popular. Em menos de 6 meses de Governo está será a segunda visita de Lula a Pernambuco. Em março ele esteve no Recife onde lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
EM ALTA – Para comemorar os 144 anos de emancipação política de Palmares o prefeito Júnior de Beto (PP) prepara uma extensa programação até a próxima sexta (09) de inaugurações, entregas de veículos e anúncio de um pacote de obras. Com uma gestão destacada pela quantidade de entregas à população, Júnior de Beto caminha para uma reeleição bastante confortável.
ENGROSSANDO O CALDO – Até então concentrado no seu mandato em Brasília, o deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) quebrou o silêncio com duras críticas à postura da governadora Raquel Lyra (PSDB) em relação ao sistema prisional, quando viajou ao estado do Maranhão para buscar alternativas para os presídios de Pernambuco. A postura adotada por Eriberto Medeiros em relação ao Governo Raquel Lyra deve refletir também no tom que será adotado por seu herdeiro político na ALEPE, o deputado Eriberto Filho. Vamos aguardar!
IPOJUCA – Já reeleita, a prefeita Célia Sales ainda não oficializou quem apoiará para a sua sucessão. No seu grupo existem os nomes da vice Patricia de Leno e da vereadora Adilma Lacerda. Existe forte tendência que a prefeita apoie a segunda dada a ligação familiar. Já no campo de oposição existe uma tendência de união. Por lá o grupo tem como opções o ex-prefeito Carlos Santana ou a deputada Simone Santana.
Fonte:Blog Ponto de Vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário