terça-feira, 6 de junho de 2023

Nem sempre dá certo

 

O presidente Lula volta a Pernambuco nesta semana para cumprir uma agenda presidencial em Recife, Goiana e no Cabo. Lula chega em um momento onde o PT quer se tornar uma alternativa ao PSB de João Campos e ao PSDB de Raquel Lyra. O senador Humberto Costa é a grande e maior liderança desse projeto político que está nascendo e que contará com figuras socialistas como o ex-deputado Danilo Cabral, prestes a assumir a Sudene e o ex-governador Paulo Câmara que recentemente assumiu a presidência do BNB.

No entanto, Humberto e os seus novos companheiros precisam aprender a lerem o resultado das urnas e principalmente os últimos resultados. O recado das urnas foi bem direto: Lula continua sendo a opção majoritária dos votos em Pernambuco para presidente mas não existe mais aquele negócio de falou tá falado. Uma coisa é Lula, outra coisa é alguém apoiado por Lula. Para quem não lembra, vale refrescar a memória das últimas eleições para o Governo e para as Prefeituras de algumas cidades.

Lula esteve no Recife em 2016 pedindo votos para João Paulo ser prefeito do Recife e o petista foi derrotado. Lula esteve presente na campanha para prefeito de Caruaru no mesmo ano apoiando Jorge Gomes do PSB, e o candidato ficou em quarto lugar mesmo contando com o apoio de Lula, da máquina estadual e da máquina municipal já que era o candidato do então prefeito José Queiroz. Da mesma maneira, em 2020, Lula fez campanha para Marília Arraes no Recife e ela foi derrotada. 

Antes disso, Lula já tinha sido derrotado em Pernambuco no ano de 2014, quando todos os seus candidatos perderam a eleição e em 2012 quando bancou a candidatura de Humberto a prefeito do Recife e o viu ser derrotado e amargar o terceiro lugar. 2022 que o diga. Lula apoiou Danilo e esteve presente no seu guia eleitoral. Danilo amargou o quarto lugar na disputa e viu sua adversária Marília Arraes ir para o segundo turno contra Raquel Lyra em franca ascensão.

No segundo turno, Lula esteve em Pernambuco, pediu votos para Marília e ela não foi vitoriosa. Só para se ter ideia, neste ano, Raquel Lyra obteve uma votação maior que a do próprio Lula em Recife.

Sem efeito 

Bem diferente dos nomes que foram apresentados, Lula continua conquistando vitórias históricas em sua terra natal, Pernambuco. "As pessoas estão aprendendo a separar uma coisa de outra. Quando se trata de Lula, votam pelo reconhecimento de seu trabalho e quando se trata de outro cargo analisam os currículos. A polarização não tem surtido muito efeito" analisa uma fonte ao Blog.

Ressuscitando

Humberto e o PT vão tentar ressuscitar em Pernambuco algo que já vem dando errado a muito tempo que é a polarização nacional e a alcunha com o nome de "Lula". Ele apresenta a tese de quem ainda não foi testado de 2010 pra cá uma candidatura alinhada totalmente com Lula e com o seu partido. Dá como exemplo ele próprio em 2010 e 2018, e Teresa Leitão em 2022 como provas de que pode dar certo.

Agenda 

A governadora Raquel Lyra (PSDB) estará presente em Goiana no evento com o presidente Lula na tarde desta terça-feira na visita ao Polo Automotivo Stellantis. Raquel Lyra tem demonstrado um alinhamento administrativo com o Governo Lula que vem beneficiando Pernambuco. Na semana passada, através dessa articulação, a tucana conseguiu a liberação através do Ministério da Fazenda para contrair um empréstimo com o Banco do Brasil de R$ 900 milhões.

Lula

Lula pernoitará em Pernambuco. O presidente chega logo mais a tarde onde cumpre agenda em Goiana e na terça-feira pela manhã o presidente lança o novo programa da Farmácia Popular, no COMPAZ Governador Eduardo Campos e em seguida inaugura o Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco. 

Rompimento

O vice-prefeito da Ilha de Itamaracá, George de Baia, anunciou o rompimento com o prefeito Paulo Batista. A notícia que repercutiu de maneira negativa para o gestor se espalhou com uma bomba. Tanto que tão logo se tornou pública, o prefeito reuniu um grupo de oito vereadores para mostrar que está "politicamente forte" na cidade. Não é o que se diz por lá.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário