Se as pesquisas estaduais se confirmarem, teremos um segundo turno na disputa pelo governo de Pernambuco, o que seria apenas a segunda vez em que os pernambucanos escolheriam seu governador, ou governadora, na segunda etapa. Diferentemente da disputa do Recife em 2020, quando o primeiro turno aconteceu em 15 de novembro e o segundo turno foi realizado no dia 29, numa eleição de curtíssimo tiro, a disputa deste domingo somente levará os pernambucanos às urnas no dia 30, o que significaria 28 dias entre um pleito e outro.
Na disputa de 2020, ao abrir as urnas que colocaram frente a frente João Campos e Marília Arraes, numa eleição de primeiro turno bastante acirrada, os primeiros levantamentos de segundo turno chegaram a colocar dez pontos de vantagem da então candidata do PT sobre o candidato do PSB, e na véspera da eleição pesquisas colocaram um literal 50% x 50%, o que deixou indefinido quem seria o eleito até a data do pleito. As urnas apontaram uma vantagem de dez pontos do socialista sobre sua adversária. O que mostrou reviravoltas em apenas duas semanas.
Se numa eleição de tiro curto as coisas aconteceram de forma intensa e possibilitaram mudanças abruptas, o segundo turno de 2022 deverá possibilitar um acirramento entre as candidaturas independente de quem seja o adversário de Marília Arraes, virtual integrante da segunda etapa, e com isso mudanças substanciais no desdobramento da eleição, ainda que as pesquisas apontem um favoritismo da candidata do Solidariedade nas simulações de segundo turno divulgadas até agora.
Sensação – O debate da Globo teve como a sensação o Padre Kelmon (PTB), o religioso fez duras críticas ao ex-presidente Lula (PT) e protagonizou um bate-boca com o petista. Com o desempenho e a surpresa no debate, o padre se tornou o assunto mais comentado nas redes sociais no dia de ontem.
Em Caruaru – A candidata do PSDB, Raquel Lyra, anunciou que irá acompanhar a apuração da disputa pelo governo de Pernambuco em Caruaru, cidade onde vota. A tucana estará pela manhã no Recife para acompanhar a votação da sua vice, Priscila Krause.
Em Recife – Miguel Coelho (União Brasil), por sua vez, realizará logo cedo sua votação em Petrolina, e seguirá para o Recife onde acompanhará a votação do seu senador, Carlos Andrade Lima, e deverá acompanhar a apuração na capital pernambucana.
Metropolitana – Por votarem na região metropolitana do Recife, Anderson Ferreira em Jaboatão e Danilo Cabral em Recife, os candidatos do PL e do PSB, respectivamente cumprirão agenda na capital pernambucana, onde acompanharão a apuração.
Marília Arraes – Apesar de votar no Recife e acompanhar seu candidato a senador André de Paula, que também vota na capital, a candidata do Solidariedade irá realizar uma verdadeira maratona, pois estará acompanhando seu vice Sebastião Oliveira em Serra Talhada e seu marido André Cacau em Salgueiro, após a apuração, fará uma coletiva na capital pernambucana a partir das 20:30 horas.
Inocente quer saber – Teremos segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário