Foto: Divulgação
Já não é mais uma novidade, as pesquisas realizadas na véspera das eleições erraram novamente. O erro ocorreu tanto para o pleito do Governo de Pernambuco, quanto para presidente. As variações, em alguns casos, passaram de 10%, sendo que a margem de erro deveria ser de 2%, com 95% de chances de estar retratando a realidade. Não foi o que vimos neste domingo (2).
Em Pernambuco, a pesquisa Ipec divulgada no sábado (1º) mostrava o seguinte cenário dos votos válidos: Marília Arraes (Solidariedade) 38%, Raquel Lyra (PSDB) 17%, Miguel Coelho (União Brasil) 17%, Danilo Cabral (PSB) 12% e Anderson Ferreira (PL) 12% dos votos válidos. O resultado final foi bem diferente. Marília teve 23,97%, mais de 14% a menos que o mostrado menos de 24h antes. Raquel contabilizou 20,58%, 3,58% a mais. Já Danilo e Anderson que apareciam com 12%, completaram a votação com 18,06% e 18,15%, respectivamente. A variação de Miguel se manteve dentro da margem de erro, que deveria ter sido de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No levantamento para o Senado também houve distorção. O Ipec mostrava Teresa com 49%, Gilson Machado (PL) 15%, Guilherme Coelho (PSDB) 13%, André de Paula (PSD) 12% e Carlos Andrade Lima (União Brasil) 4%. O resultado definitivo foi o seguinte: Teresa 46,12%, Gilson 29,55%, André 12,69% e Guilherme que aparecia com 13% teve apenas 4,19%, ficando atrás dos seus principais oponentes.
O mesmo instituto colocou Lula vencendo no primeiro turno com 51% e Bolsonaro com 37%. No resultado da apuração, divulgada pelo TSE, Bolsonaro tem 43,20% contra 48,43% de Lula. Terá segundo turno para presidente.
É preciso se ter uma legislação mais rígida em relação à divulgação desses levantamentos, se considerarmos que o eleitor pode ser influenciado a exercer uma espécie de “voto útil”.
Curtinhas
Agradecimento: A finalização da apuração das urnas, neste domingo (02/10), computou mais de 880 mil votos válidos à chapa do União Brasil na disputa para o governo do estado de Pernambuco, e a companheira do candidato a governador Miguel Coelho, a deputada estadual e candidata a vice-governadora Alessandra Vieira agradeceu aos pernambucanos e pernambucanas que depositaram nas urnas a confiança no grupo e nas propostas por eles apresentadas.
Eleições: Doze estados terão segundo turno nas eleições para governador. Os resultados foram divulgados na noite de domingo (2/10) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o calendário eleitoral, a próxima etapa está prevista para 30 de outubro.
Fortalecido: O PL terá a maior bancada da Câmara em 2023. Com 99 deputados eleitos no pleito de domingo (2.out.2022), o aumento foi de 23 congressistas em relação à bancada atual. Legendas com mais deputados eleitos levam a maior fatia do Fundo Partidário.
Fonte: Blog do Alberes Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário