sábado, 10 de setembro de 2022

Os aspirantes a campeões de voto para a Câmara dos Deputados

 

Foto: Divulgação

Faltando exatamente 22 dias para as eleições, a classe política já se debruça nas contas proporcionais para deputado federal e deputado estadual. Com 25 vagas em disputa para a Câmara dos Deputados, três novatos e um veterano despontam com chance de figurar entre os cinco mais votados do pleito.

Candidato à reeleição, André Ferreira (PL) tentará o segundo mandato na Câmara dos Deputados e poderá não só repetir o desempenho de 2018, quando ficou em terceiro lugar com 175.834 votos, como até mesmo ampliar seus números, uma vez que ele disputará a reeleição pelo partido do presidente Jair Bolsonaro e tem o seu irmão gêmeo Anderson Ferreira candidato ao Palácio do Campo das Princesas, no pleito passado ele ficou na terceira colocação e poderá repetir a dose ficando entre os cinco mais votados.

Dos estreantes, dois candidatos de uma mesma matriz familiar, os primos Maria Arraes (Solidariedade) e Pedro Campos (PSB) reeditarão uma disputa entre Marília Arraes e João Campos em 2018, que teve o socialista com 460.387 votos como o mais votado, seguido da sua prima Marília Arraes com 193.108 votos. Na disputa passada, a primeira colocação de João Campos era tida como pule de dez, nesta disputa tanto Maria quanto Pedro podem figurar na condição de mais votado do pleito.

Também tentando o primeiro mandato na Câmara dos Deputados, a deputada estadual Clarissa Tércio (PP) deverá ser uma das mais votadas do pleito. Na eleição passada ela já surpreendeu ficando como a décima terceira mais votada para a Alepe com 50.789, suplantando prognósticos que lhe apontavam com metade desta votação. No pleito deste ano, a bolsonarista está sendo um fenômeno nas redes sociais e nas ruas, o que lhe coloca com grandes chances de entrar no seleto rol dos cinco mais votados para a Câmara dos Deputados.

As boas votações destes postulantes poderão ajudar seus partidos a emplacar expressivas bancadas na Câmara dos Deputados, o PSB de Pedro Campos espera eleger até seis parlamentares, já o Solidariedade de Maria Arraes projeta eleger até três federais, mesmo número do PL de André Ferreira, enquanto o PP de Clarissa Tércio sonha com a eleição de cinco vagas para a Câmara Federal.

Comemoração – O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, completa, neste sábado, 74 anos de idade. Para marcar a data, o gestor participa de uma missa, às 9h, na Igreja de Santa Isabel, em Paulista, e, às 18h, de um evento na sede do Veloz Futebol Clube, em Itapissuma, sua cidade natal. Yves Ribeiro já foi duas vezes prefeito de Itapissuma, duas vezes de Igarassu, e, hoje, comanda Paulista pela terceira vez. Ele tem 45 anos de vida pública.

Certeza do voto – Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) não só lideram as pesquisas eleitorais como também lideram a chamada certeza do voto. Para cerca de 90% do eleitorado de Lula e de Bolsonaro a sua opção é definitiva e não pretende mudar até o próximo dia 2.

Inocente quer saber – Lula agiu correto ao comparar apoiadores de Bolsonaro em manifestações a integrantes de grupos supremacistas raciais?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário