Candidato do PSB ao Governo do Estado, com índices pífios nas pesquisas, Danilo Cabral, não conta apenas com o fardo de carregar em sua campanha o desgastado governador Paulo Câmara. João Campos, prefeito do Recife, também não tem sido uma boa e aconselhável companhia.
Segundo nova pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), com exclusividade para este blog, realizada entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, o prefeito infante-viajante também faz uma gestão com elevado índice de rejeição pela população do Recife. Quase metade dos recifenses estão insatisfeitos.
Quando a pergunta é feita diretamente se aprova ou desaprova a sua administração, 47,9% afirmam que desaprovam contra 39,6% que aprovam, enquanto 12,5% não souberam responder. A soma da avaliação péssima e ruim chega a 33% e, entre os que julgam boa e ótima, a soma é de apenas 24%.
O instituto quis saber também qual o pior prefeito do Recife nos últimos anos. João só perde para Geraldo Julio e João da Costa. João da Costa é imbatível. Entre os entrevistados, 17,1% o apontaram como o pior, mas Geraldo e João Campos não ficam muito distantes. Geraldo vem logo em seguida com 13,1% das citações e o atual prefeito só perde por um ponto – 12,1% disseram que ele é o pior prefeito que o Recife já teve.
Quando se faz a comparação da sua gestão com a de Geraldo, seu antecessor, há um empate: 33,7% acham que sua gestão foi melhor que a de Geraldo e 33,3% acham que Geraldo foi melhor do que ele. Vem pela frente, entretanto, um dado estarrecedor para João Campos. Quando o instituto quis saber se com ele o Recife está caminhando para frente ou para trás, 52,2% disseram que a cidade está parada e 28,8% afirmaram que está regredindo, enquanto apenas 15,4% disseram que está progredindo.
Mais da metade rejeita – Na estratificação da pesquisa, João Campos chega a ter mais de 50% de rejeição entre os eleitores com renda salarial acima de 10 salários mínimos – 52,4%. Entre os que têm grau de instrução superior, a rejeição também está acima de 50% – 50,8%. Por faixa etária, os que têm entre 45 e 59 anos chegam a 50,5% de desapontamento com a administração dele. Já por sexo, há um empate: 47,9% das mulheres rejeitam e os homens são da ordem de 47,7% que desaprovam.
Paulo, o pior cabo eleitoral – Se no Estado a desaprovação de Paulo Câmara bate a casa dos 70%, no Recife também é elevada, para desespero do seu candidato, o deputado Danilo Cabral (PSB). Segundo o mesmo levantamento do Opinião, 63,9% dos recifenses rejeitam a gestão do governador. Entre os eleitores na faixa de 35 a 44 anos, o governador passa de 70% de rejeição – exatos 70,1%. Entre os jovens, na faixa de 16 a 24 anos, quase bate a casa dos 70% – 69,7% de rejeição. Nunca o Estado teve um governador tão desaprovado!
O tempo na TV – Mesmo com um peso menor, as propagandas nas rádios e TVs seguem relevantes durante a campanha eleitoral para presidente. É a oportunidade para que os candidatos alavanquem suas campanhas e apresentem suas propostas ao eleitorado. Contudo, a série histórica de 1994 a 2018 mostra que só Dilma Rousseff (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) venceram as eleições presidenciais liderando o tempo de TV e rádio.
União lidera em 7 Estados – A um mês das eleições, o União Brasil é o partido que mais tem candidatos à frente das corridas estaduais. Ao todo, lidera a disputa em sete estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Piauí e Rondônia. O partido foi criado em 2021, resultado da fusão entre PSL e DEM – uma estratégia “muito bem acertada”, segundo Rodolfo Tamanaha, professor de ciências políticas do Ibmec Brasília.
Bolsonaro e Lula diferentes – O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou, em comício em Serra (ES), sábado passado, que “qualquer imbecil sabe que Lula e Bolsonaro são pessoas diferentes”, mas que suas propostas para a economia são parecidas. “Nós temos que discutir aqui é o modelo, como a política se organiza e como a política organiza a economia. Aí, lamentavelmente, são rigorosamente a mesma proposta”, disse.
CURTAS
O SUJÃO – O deputado federal André Janones (Avante-MG), que saiu da disputa para apoiar Lula, paga R$ 15 mil mensais, via cota parlamentar, a uma empresa de consultoria cujo dono foi investigado por lavagem de dinheiro. No total, o parlamentar já destinou R$ 135 mil para a companhia, que oferece um serviço feito de graça pela Câmara dos Deputados.
MOTOCIATA – Em campanha pela reeleição, Bolsonaro virá a Pernambuco no próximo dia 17 para participar da Marcha para Jesus em Garanhuns. No mesmo dia, deve fazer uma motociata no Agreste, repetindo a primeira que saiu de Santa Cruz do Capibaribe até Caruaru, a maior já promovida em território nacional.
Perguntar não ofende: O que os bolsonaristas estão aprontando para o 7 de Setembro?
Fonte:Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário