Uma lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros (PSB) resultou na homenagem (in memoriam) ao ex-deputado federal pernambucano Nilson Gibson. Por meio da Lei Ordinária nº 17.741/2022 foi denominada “Rodovia Deputado Nilson Gibson” a PE-144 que liga a entrada da BR-232 ao distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus.
Nilson Gibson foi deputado federal por cinco mandatos. Atuou como parlamentar constituinte em oposição ao regime militar, com papel relevante na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em 1992 votou a favor do processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Formado em Economia e em Direito pela UFPE, filiou-se em 1966 ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado no país em abril de 1964.
Foi professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Olinda, advogado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar e do Álcool e do Sindicato dos Ferroviários de Pernambuco, além de Procurador do INCRA. Deixou o MDB em 1974 para se filiar à Aliança Renovadora Nacional (Arena), pela qual se elegeu, pela primeira vez, deputado federal em 1978.
Ingressou no Partido Democrático Social (PDS), agremiação que substituiu a Arena, e, no último ano desta legislatura, assumiu a vice-liderança do seu partido na Câmara.
Nilson Gibson foi reeleito federal em 1982 pelo PSD e novamente em 1986, dessa vez como constituinte, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Com a promulgação da nova Constituição, em 1988, voltou a participar dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados como titular da Comissão Mista do Orçamento.
Gibson se elegeu pela 4ª vez federal em 1990, pelo PMDB, e em 1994 pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), quando chegou ao 5º mandato consecutivo para a Câmara Federal. Logo depois, filiou-se ao PSB. Atuou como membro efetivo das comissões de Constituição e Justiça (1995, 1997 e 1998), Seguridade Social e Família (1996) e Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (1997). Nilson Gibson faleceu no Recife em 24 de dezembro de 2018, aos 83 anos.
Fonte:FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário