domingo, 18 de setembro de 2022

Centrão já pensa em abandonar o barco e apoiar Lula após eleições; confira

 

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Arthur Lira comanda as votações de Câmara colocando os projetos para serem votados diretamente no plenário - FOTO: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O Centrão, é um grupo que estima-se que é formado entre 170 e 220 deputados de diferentes partidos que se unem para conseguir, além de influência no Congresso Nacional, interesses dos seus partidos.

Atualmente o centrão é composto pelos partidos PP, Republicanos, Solidariedade e PTB. Além desses, que são considerados o centrão "oficial", outros partidos se unem em alguns momentos: PSD, MDB, DEM, PROS, PSC, Avante e Patriota.

O centrão está junto com Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha eleitoral, porém, há um movimento para mudança de apoio para qualquer que seja o resultado das eleições este ano.

Antes mesmo do resultado do primeiro turno, alguns parlamentares já estão ensaiando apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vem liderando a maior parte das pesquisas de intenção de voto até então divulgadas.

O PP e o Republicanos tem integrantes que já estão calculando nova rota caso haja uma vitória que não seja de Jair Bolsonaro.

O deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) se mostra um dos que estão trabalhando sobre a possibilidade de apoio a Lula caso haja vitória do ex-presidente.

Em Pernambuco, o Republicanos forma aliança com PT e PSB, e a campanha de Lula tem dito que é preciso se aliar dos que estão mais próximos ao Centrão.

Já o PP, partido de Arthur Lira e Ciro Nogueira, presidente da Câmara dos deputados e ministro da Casa Civil, respectivamente, a mudança de apoio é mais complicada, mas também há discussões internas sobre um futuro apoio. 

Fonte : Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário