Capital do Agreste, Caruaru vive, hoje, uma situação de extremos nas eleições de outubro próximo. Pela primeira vez, tendo alguém da terra disputando o Governo de Pernambuco, a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB), o País de Caruaru ganhou um destaque ainda maior nessas eleições. Mas essa situação pode mudar a partir de outubro, já que poucos candidatos do município têm chances de serem eleitos para o parlamento, segundo especialistas em projeções eleitorais.
Enquanto Raquel briga por uma vaga no segundo turno, a corrida pela Câmara Federal será árdua para os postulantes locais. Dois disputam a reeleição, em situações distintas: Fernando Rodolfo (PL), que pode ser beneficiado pela chapa do seu partido, se apresenta com maior lastro e competitividade.
Já Wolney Queiroz, atual líder do PDT na Câmara, precisaria de cerca de 120 mil votos para se reeleger, tarefa dificílima, segundo esses mesmos levantamentos de especialistas. Outros que tentam chegar, mas estão em condições ainda mais complicadas que Wolney, são Tonynho Rodrigues, numa chapa sem cauda e que só deve eleger um federal, enquanto Dilson Oliveira enfrenta concorrentes de quase 100 mil votos na chapa do União Brasil.
O Podemos, por sua vez, partido do ex-senador Douglas Cintra, talvez nem consiga bater o quociente eleitoral. Para piorar, o prefeito Rodrigo Pinheiro optou por votar em Daniel Coelho, que não é da terra. Pela corrida à Assembleia, Tony Gel é quem tem a melhor situação, já que está na chapa do PSB e tem sempre expressivas votações. Já Zé Queiroz (PDT) e o Delegado Lessa (PP) não tiveram a mesma sorte com seus partidos.
Do pelotão sem mandato, aparecem nomes como Raffiê (União Brasil) e Armandinho (Solidariedade), em dificuldades para ficarem entre os primeiros de suas chapas. Ou seja, a capilaridade política de Caruaru tende a ficar bem esvaziada nos parlamentos estadual e federal. Um cenário muito desmotivador, se perdurar como vem se desenhando.
Alta no número de homicídios – Entre janeiro e agosto de 2022, Pernambuco registrou 2.318 assassinatos. Isso representa um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram notificados 2.221 crimes desse tipo. Segundo o governo, na comparação entre os meses de agosto deste ano e do ano passado, houve redução de 23,4% na quantidade de mortes violentas. m agosto de 2022, foram 216 mortes violentas. Isso significa uma média diária de 6,9 homicídios no estado. No mesmo mês de 2021, foram 282 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

Datafolha – Pesquisa Datafolha divulgada ontem, encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Simone Tebet (MDB) tem 5%. Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 9 de setembro, Lula se manteve igual. Já Bolsonaro oscilou de 34% para 33% – a diferença entre eles é de 12 pontos. Ciro oscilou de 8% para 9%. Tebet tem os mesmos 5% da semana passada, e Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 1% para 2%.
Rejeição – A pesquisa Datafolha divulgada ontem aponta que mais da metade do eleitorado (53%) não votaria no presidente Jair Bolsonaro (PL) de jeito nenhum. Os que dizem não votar em Lula (PT) são 38%. Em relação à pesquisa anterior, de 9 de setembro, Bolsonaro oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já o petista oscilou um ponto para baixo, de 39% para 38%. Em terceiro lugar nas pesquisas do primeiro turno, Ciro Gomes (PDT), tem 24% de rejeição no levantamento divulgado nesta quinta. Simone Tebet (MDB), que aparece em 4º, tem 14%.
78% estão totalmente decididos – A pesquisa também aponta que 3 em cada 4 eleitores estão totalmente decididos (78%) em que irão votar para presidente neste ano. Os que dizem que ainda podem mudar de voto são 21%. O valor dos que estão totalmente decididos é um ponto percentual acima do registrado no levantamento anterior, divulgado em 9 de setembro. A variação está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O percentual de voto decidido é igual entre os eleitores de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que lideram as intenções de votos no primeiro turno, segundo o levantamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/C/B/BrrT4DTH6dil8GLHK8Yw/pco.jpg)
PCO tem registros negados – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu toda as candidaturas do PCO nas eleições deste ano e negou mais de 100 pedidos de candidatos a deputado no estado. Com isso, o único candidato ao governo a ser impedido de concorrer é Ubiracy Olímpio (PCO), já que os outros dez inscritos foram aprovados pela Justiça Eleitoral. Todas as candidaturas do PCO foram indeferidas, porque o partido não tem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Em Pernambuco, a mesma situação ocorreu nas eleições municipais do Recife, em 2020, e nas eleições de 2018.
CURTAS
ATOR PRESO – O ator José Dumont foi preso em flagrante, ontem, suspeito de armazenar imagens de pornografia infantil no celular e no computador pessoal. Ele está sendo investigado também por supostamente ter cometido abusos contra um menino de 12 anos. A denúncia partiu de vizinhos. Segundo a investigação, câmeras de segurança do condomínio onde ele mora flagraram o ator cometendo abusos contra um adolescente de 12 anos, como beijos e carícias.
SHOPPING SOCIOCULTURAL – O Brasil ganhou o seu primeiro shopping sociocultural de criatividade, inovação e conexão. Trata-se da Casa Zero, inaugurada de forma oficial para o público, ontem, no bairro do Recife. O espaço busca unir empreendedorismo social, cultura e educação, no intuito de gerar impacto social na capital pernambucana.
Perguntar não ofende: A motociata de Bolsonaro de Santa Cruz do Capibaribe para Caruaru será maior do que a anterior?
Fonte:Blog do
Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário