quarta-feira, 7 de setembro de 2022

7 de setembro decisivo para Anderson e Bolsonaro

 

Foto: Divulgação

O feriado de 7 de setembro ficou marcado nos últimos anos por manifestações em favor da Lava-Jato nos governos do PT e a favor do presidente Jair Bolsonaro desde a sua chegada ao Planalto na eleição de 2018. A data tem um duplo peso, uma vez que comemora o bicentenário da Independência e será um divisor de águas na campanha de reeleição do presidente, que tem desvantagem sobre Lula em alguns levantamentos e precisa diminuir a diferença até o final do primeiro turno.

Uma presença maciça de apoiadores em todo o Brasil terá um forte apelo para o presidente devido ao contraponto ao seu principal adversário, onde haverá uma narrativa do bolsonarismo em descredenciar pesquisas eleitorais que apontam vantagem superlativa do petista na corrida presidencial.

No âmbito local, Anderson Ferreira (PL), que tentará chegar ao segundo turno terá uma oportunidade ímpar de se apresentar ao eleitorado bolsonarista de classe média que deverá estar presente nas manifestações em defesa do presidente Jair Bolsonaro na Avenida Boa Viagem. O ex-gestor de Jaboatão segue embolado nas pesquisas com os demais candidatos e precisará do fator Bolsonaro para se diferenciar e garantir o passaporte na segunda etapa.

As manifestações de hoje serão determinantes nacionalmente e localmente, podendo representar uma virada de chave para os dois projetos do PL, que precisarão produzir fatos políticos para reverter o cenário que ainda não garante um resultado positivo para o atual presidente Jair Bolsonaro nem para o seu candidato em Pernambuco. A imagem e o day after do 7 de setembro ditarão os rumos da reta final da eleição.

Desfile – Após dois anos de interrupção devido à pandemia, o desfile cívico que comemora a proclamação da Independência do Brasil volta a ocorrer no Recife. O evento, que celebra os 200 anos desse marco histórico nacional, ocorrerá na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o comandante militar do Nordeste (CMNE), general de Exército Richard Fernandez Nunes, estarão à frente das celebrações.

Reforço – O vereador do Recife Alcides Cardoso (PSDB) garantiu novos apoios para a sua candidatura a deputado estadual nos últimos dias. Ontem, foi a vez do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) oficializar a sua adesão à campanha do tucano a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Colega da bancada de oposição ao prefeito João Campos (PSB) e médico, Tadeu Calheiros ressaltou o caráter propositivo da aliança firmada com Alcides Cardoso, que comemorou a adesão do parlamentar ao seu projeto.

Força – Até mesmo adversários da candidata do PSDB ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, têm elogiado a sua força na disputa eleitoral. A tucana vem garantindo o segundo lugar nas pesquisas eleitorais e poderia ser a adversária de Marília Arraes na segunda etapa se as eleições fossem hoje.

Inocente quer saber – As manifestações de hoje darão nova perspectiva para o rumo das eleições?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário